O YouTube vai utilizar inteligência artificial para que anunciantes saibam a melhor hora para inserir sua propaganda em um vídeo. O recurso se chama “Peak Points” e foi apresentado na última quarta-feira (14).
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O Peak Points (pontos de pico, em português) é feito com o Gemini, modelo de IA do Google, e analisa os quadros e a transcrição do vídeo para mostrar ao anunciante quais são os momentos em que o espectador, provavelmente, estará mais interessado no conteúdo.
A ferramenta entrega maior potencial ao anunciante de aumentar as impressões do anúncio (quantas vezes ele foi visto) e seu CTR, a taxa de cliques (proporção entre número de impressões e cliques).
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O anúncio ocorreu durante o Brandcast, evento em que o YouTube apresenta tendências e novidades para criadores de conteúdo, agências e, principalmente, anunciantes. A edição de 2025 ocorreu nesta quarta, em Nova York, nos Estados Unidos.
O recurso ainda está em fase piloto e será lançado ao longo deste ano.
Como funciona o Peak Points
Em seu blog oficial, a plataforma de vídeos do Google exemplificou como o Peak Points deve funcionar.

No breve vídeo, vemos a cena de um casal esquiando na neve no topo de uma montanha. Então, o homem se ajoelha e pede a mulher em casamento. Ela aceita e eles se beijam. Este momento foi classificado pela ferramenta como o “ápice” do vídeo.
Logo após esse momento, está a “janela para o anúncio” identificada pela IA do Peak Points.
Ou seja, o recurso indicou um momento após o “momento mais esperado” do vídeo, de forma que não parou o conteúdo mais importante no meio dele, e aproveitou a parte onde os espectadores estavam mais concentrados na tela para o ad.
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