YouTube usará IA para colocar anúncios nos melhores momentos de vídeos

O YouTube vai utilizar inteligência artificial para que anunciantes saibam a melhor hora para inserir sua propaganda em um vídeo. O recurso se chama “Peak Points” e foi apresentado na última quarta-feira (14). 

  • Como deixar o YouTube mais seguro | 6 dicas
  • Quanto ganha um YouTuber? Saiba como funciona a monetização

O Peak Points (pontos de pico, em português) é feito com o Gemini, modelo de IA do Google, e analisa os quadros e a transcrição do vídeo para mostrar ao anunciante quais são os momentos em que o espectador, provavelmente, estará mais interessado no conteúdo.

A ferramenta entrega maior potencial ao anunciante de aumentar as impressões do anúncio (quantas vezes ele foi visto) e seu CTR, a taxa de cliques (proporção entre número de impressões e cliques).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O anúncio ocorreu durante o Brandcast, evento em que o YouTube apresenta tendências e novidades para criadores de conteúdo, agências e, principalmente, anunciantes. A edição de 2025 ocorreu nesta quarta, em Nova York, nos Estados Unidos.

O recurso ainda está em fase piloto e será lançado ao longo deste ano. 

Como funciona o Peak Points

Em seu blog oficial, a plataforma de vídeos do Google exemplificou como o Peak Points deve funcionar. 

peak points exemplo
O anúncio foi sugerido para rodar logo após o “ápice” do vídeo (Imagem: Arte/Reprodução/YouTube)

No breve vídeo, vemos a cena de um casal esquiando na neve no topo de uma montanha. Então, o homem se ajoelha e pede a mulher em casamento. Ela aceita e eles se beijam. Este momento foi classificado pela ferramenta como o “ápice” do vídeo. 

Logo após esse momento, está a “janela para o anúncio” identificada pela IA do Peak Points. 

Ou seja, o recurso indicou um momento após o “momento mais esperado” do vídeo, de forma que não parou o conteúdo mais importante no meio dele, e aproveitou a parte onde os espectadores estavam mais concentrados na tela para o ad. 

Veja também:

  • Como criar um canal no YouTube | Guia Prático
  • Como postar vídeos no YouTube | PC, Android e iPhone
  • Como baixar vídeos no YouTube | Guia Prático

VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.