Com o discurso em defesa do aumento da representatividade na direção nacional do partido, uma ala do PT de Lula decidiu lançar, até o dia 19 de maio, uma chapa composta exclusivamente por integrantes negros para a disputa pelo comando nacional da sigla.
A ideia é que a chapa dispute cargos na direção do PT já nas próximas eleições internas do partido, marcadas para julho de 2025. O objetivo do grupo é fazer frente à chapa hegemônica da atual direção da sigla, composta majoritariamente por brancos.
O grupo deve ser formado por quadros históricos da legenda. Entre eles, o ex-ministro e secretário nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas. A “chapa-protesto” já conta com 204 inscritos, segundo apurou a coluna com fontes da sigla.
“Vamos construir uma chapa plural, para negros e mulheres, que são a base do PT. Queremos fazer com que o PT se conecte com essa base, sua base histórica”, explica João Nogueira, liderança do PT que está à frente da chapa.
Eleições do PT
As disputas no PT está acirrada. Como a coluna vem noticiando, além de Washington Quaquá, Edinho Silva, Rui Falcão, o dirigente da legenda Romênio Pereira e o historiador e militante do partido Valter Pomar também se lançaram na disputa para presidência nacional do PT.
Edinho, que é visto como favorito na eleição por supostamente ter o apoio de Lula, já teve sua candidatura sabotada por uma ala da legenda. Esse grupo chegou a confrontar diretamente Lula em uma reunião na casa da ministra Gleisi Hoffmann, em Brasília, no mês de março.