Com o objetivo de promover a moda circular e a economia criativa em Brasília, a colunista do Metrópoles Ilca Maria Estevão irá movimentar a capital federal com a terceira edição do Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 (MFDF). Gratuito e aberto ao público, o evento — que une moda, arte, música e gastronomia — ocorrerá no Museu Nacional da República, entre 21 e 23 de maio.
Multimarcas, brechós, criadores e designers participarão do MFDF 2025. Haverá também exposições, sendo uma da etiqueta Cepyh, comandada por Marcos Vinnicius; e outra da marca Sacramound, capitaneada por Mackenzo e Felipe Manzoli. Com o tema The Business of Fashion (O Negócio da Moda, em tradução livre), a terceira edição buscará levar o público a mergulhar nos universos da moda e do design.



Com direito a open bar, na quarta-feira (21/5), quem for prestigiar o MFDF 2025 irá se deparar com shows na área externa do Museu Nacional. No primeiro dia de evento — com início previsto para às 17h —, subirão ao palco do festival o coletivo de DJs Ondas Tropicais, Totô de Babalong e as bandas Lupa e Lambada da Serpente, além dos performers circenses.
No espaço interno, onde os DJs irão discotecar, o público transitará pelas araras do shopping montado especialmente para a ocasião. Estarão disponíveis peças de brechós, multimarcas e criadores. Aberta a partir das 11h em todos os dias de festival, a praça de alimentação englobará várias opções de food trucks, com a meta de agradar a todos os paladares.
Já na quinta-feira (22/5), as apresentações que agitarão o Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 serão: o DJ Maraskin; o duo Akhi Huna; a banda YPU; a cantora Gaivota; e a performance de uma versão brasileira do hit Get Lucky, da dupla Daft Punk. Os shows, responsáveis por encerrar o evento na sexta-feira (23/5), serão do coletivo de DJs Disco N’ Funk; Rockstedies; Street; e Klap. O coletivo de DJs Confronto Soundsystem finalizará a programação da terceira edição do MFDF.


Rodas de conversa
O segundo e o terceiro dias de MFDF 2025 começam pela manhã com as oficinas e rodas de conversa, que serão mediadas pelos repórteres da Coluna Ilca Maria Estevão no Metrópoles, sendo eles: Bianca Tôrres; Hebert Madeira; Igor TX; e Pedro Ângelo Cantanhêde. As editoras de Vida e Estilo do portal, Rebeca Oliveira e Roberta Pinheiro, também estarão envolvidas no espaço de diálogo.
Entre os temas das rodas de conversa, constam assuntos atuais que levarão à reflexão da própria relação com a moda, por exemplo: Curadoria e Consumo: como escolhemos o que vestimos? e Clima em colapso: como a moda responde às crises ambientais. A produção do Distrito Federal será discutida nos diálogos, como Luxo Candango: acessórios de alto valor feitos no Quadrado.


Oficinas
Mais do que apresentar as tendências e assuntos relacionados à moda, o Metrópoles Fashion & Design Festival colocará os presentes para exercitar a criatividade e aumentar a bagagem de conhecimento. Durante os três dias de festival, diversas oficinas serão ministradas, mediante inscrição:
- Quarta-feira (21/5): customização com grafite.
- Quinta-feira (22/5): 3D; bordado; upcycling; estamparia; e grafite.
- Sexta-feira (23/5): 3D; stencil; costura; upcycling; e grafite.
Assim como a primeira e a segunda edições do MFDF realizadas em outubro de 2022 e em setembro de 2023, respectivamente, foram um sucesso, a terceira promete novamente mostrar e evidenciar a diversidade criativa do Distrito Federal. Mais do que um evento de moda, o Metrópoles Fashion & Design Festival se consagra como “um espaço de encontro, experimentação e celebração da cultura local”, conforme define Ilca Maria Estevão.


Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.