A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16/5), a Operação Finus Volatus, para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas por meio de aeronaves no interior do estado. O grupo usava propriedades rurais como pistas clandestinas para pouso, armazenamento e distribuição de entorpecentes.
Segundo a PF, a quadrilha montou uma estrutura logística aérea voltada para evitar a fiscalização terrestre e maximizar os lucros. As investigações revelaram que a organização atuava com planejamento sofisticado, usando áreas de difícil acesso como base de apoio para voos irregulares com carregamentos de drogas.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de valores que ultrapassam R$ 10,5 milhões em contas bancárias, imóveis e bens dos investigados.
A operação também tem como foco a descapitalização do grupo criminoso, uma das principais estratégias atuais da PF para desmantelar estruturas envolvidas com o narcotráfico. O objetivo é interromper o financiamento da rede criminosa e responsabilizar os integrantes pelo esquema.