A OpenAI anunciou nesta sexta-feira (16) o Codex, um agente de inteligência artificial para a criação de softwares. A ferramenta auxilia desenvolvedores em todas as etapas da criação de aplicativos e opera tarefas de forma autônoma.
- Qual é a diferença entre IA generativa e agentes de IA?
- Como usar os modelos de raciocínio de IA? Confira o guia
Classificado pela própria OpenAI como o “melhor modelo para codificação” da empresa, o Codex pode inspecionar o software em criação e responder dúvidas sobre sintaxe, a lógica ou quais são as melhores práticas para se aplicar no código em desenvolvimento.
O agente de IA da OpenAI para engenharia de software também tem a capacidade de executar partes do código para testar seu funcionamento e dar sugestões de mudanças no código.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A ferramenta consegue rodar diversos softwares em paralelo e executar ações no código também a partir do seu celular.
O Codex está disponível a partir desta sexta-feira para nos planos ChatGPT Plus, Enterprise e Team. O recurso chegará ao pacote Plus no futuro.
Como funciona o Codex
O agente de IA terá um atalho na interface do ChatGPT, e, quando acessado, leva para uma nova interface.
Para começar, é necessário selecionar um dos repositórios no GitHub para que a ferramenta trabalhe sobre ele. Depois, o Codex dá algumas sugestões do que pode ser feito no código, desde perguntas sobre ele até testes para identificação de bugs.

Durante a transmissão ao vivo para demonstração do agente, a OpenAI mostrou alguns exemplos de tarefas que o Codex sugere, como:
- Explicar profundamente o código para alguém que não o conhece;
- Escolher uma parte importante do código para procurar por algum bug e arrumá-lo.
Uma das sugestões, inclusive, mostra a autonomia do agente. É possível delegar uma tarefa para o Codex para que ele mesmo delegue outras tarefas depois.
Um dos exemplos fala para que o Codex encontre problemas e proponha tarefas, como para corrigir erros de digitação ou para corrigir um bug.
Na interface há também uma barra para envio de comandos, onde é possível pedir por mudanças ou fazer perguntas.

Quando o desenvolvedor pedir, por exemplo, para que o Codex encontre erros no código, o agente mostrará onde está o erro e entregará sugestões do que pode ser feito. O usuário pode escolher se quer que o próprio agente execute a correção ou não.
Veja também:
- OpenAI Operator, Copilot e mais: conheça 4 agentes de IA
- 5 IAs para melhorar um texto
- O que é alucinação de IA?
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?
Leia a matéria no Canaltech.