As ruas de Brasília fizeram com que os amigos Daniel de Souza (Dendê), Lucas de Oliveira (Carioca), Vitor Almeida e Ivan Silva se unissem em torno da moda. Colegas desde a juventude, os quatro fundaram a marca Veertien Company, que estreia como participante neste Metrópoles Fashion & Design Festival 2025.
Vem conferir!

O segmento de streetwear na capital federal segue em expansão, sendo uma porta de entrada para jovens e curiosos se aventurarem tanto na moda quanto no empreendedorismo. Foi nessa leva que o grupo de quatro amigos fundou, em 2020, a Veertien, que segue conquistando destaque pela cidade.
Traduzido do Africâner, o nome Veertien significa, na verdade, o número 14, como uma forma de homenagear a quadra na qual todos se conheceram. Nos lançamentos periódicos, os jovens buscam representar a fraternidade e também a influência da cultura hip-hop no estilo.
“Nas nossas coleções, apresentamos a essência que nos traz até aqui: amizade, companheirismo e vivência como membros de uma só causa. Visando sempre como as pessoas iriam se enxergar no nosso produto e entender o que a gente é”, detalha Dendê sobre a relação da marca colaborativa.

Veertien Company lança coleção-cápsula Bon Vivant
Com o novo drop, que será disponibilizado no MFDF 2025, a Veertien convida os presentes a compartilhar ou relembrar os bons momentos da vida. Para todos os que sabem aproveitar, a cápsula Bon Vivant chega com uma nova abordagem da marca e mantém o caráter amistoso.
Fora a camiseta já divulgada em três colorações, o drop também traz uma colaboração com a Deize Designer, que confecciona peças em crochê. Pela técnica, serão entregues um boné e um bucket hat — famoso chapéu de pescador — para completar o novo drop.

Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.
Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.
Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.
Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.
Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.
Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas, além da presença de dez designers de móveis do DF, que exporão criações próprias no festival. São eles: Raquel Chaves, Bia Venancio, Rafaela Gravia, Sumauna, Trinka, Helena Trindade, Mutum, Lucas Carames e Samuel Lamas.