O Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025, que será realizado no Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, anuncia que todas as sete oficinas criativas que compõem a programação já tiveram suas vagas totalmente preenchidas. Devido à grande procura e ao interesse do público brasiliense, o festival abriu uma lista de espera para os interessados em participar dessas atividades manuais e artísticas. A participação, caso haja desistências ou vagas remanescentes, será por ordem de chegada no horário de início da oficina, entre as pessoas que estiverem inscritas na lista de espera. É importante notar que a inscrição na lista não garante a participação na oficina desejada.
Vem saber mais!

As oficinas do MFDF 2025
A Oficina de Customização de Ecobags é uma atividade exclusiva ministrada pela professora do Senai-DF Ana Cláudia Braga, que ocorre na sexta-feira, 23 de maio, a partir das 11h30. Com o objetivo de permitir que cada participante deixe o festival com uma lembrança personalizada, a aula prática ensina a transformar ecobags fornecidas pelo MFDF em peças únicas, utilizando técnicas de pintura em tecido, aplicação de retalhos e estampas, colagem com botões, pedras e brilhos, além de técnicas mistas. A atividade estimula a criatividade e o estilo pessoal.
Clique aqui para se inscrever na lista de espera.

Na Oficina de Moda 3D, o artista Yuri Arouca apresenta uma das ferramentas digitais mais avançadas para modelagem tridimensional de roupas, o software CLO | 3D. Realizada em sessões individuais de 40 minutos por pessoa, a atividade acontece entre 12h30 e 16h30 em 22 e 23 de maio. É uma oportunidade para profissionais, estudantes ou entusiastas da moda explorarem o mundo fashion digital, aprendendo noções básicas de modelagem, simulação de tecidos e caimentos, e recebendo dicas de workflow para iniciantes.
Clique aqui para se inscrever na lista de espera.

Comandada pela artesã Rachel Potira, a Oficina de Bordado é uma oportunidade prática e acolhedora para quem deseja iniciar no bordado à mão. O encontro, que ocorre em 22 de maio, das 11h30 às 13h30, tem como objetivo guiar os participantes para desenvolverem autonomia e prazer na prática. São ensinados três pontos fundamentais do bordado livre: Alinhavo e suas variações, Ponto atrás e Ponto correntinha, considerados a base para criar contornos, preenchimentos e traços expressivos.
Clique aqui para se inscrever na lista de espera.

A Oficina de Grafite com Raissa Miah ocorre no terceiro dia do festival, 23 de maio, das 14h às 17h. A artista urbana, que grafita com spray desde os 15 anos, compartilha seus conhecimentos sobre a grafitagem como estética e estilo de vida na cultura do hip-hop. Os participantes aprenderão a preparar o spray, desenhar e preencher letras, trabalhar personagens e criar uma assinatura pessoal, entendendo também a arte como parte de uma cultura global. A participação é permitida para maiores de 14 anos.
Clique aqui para se inscrever na lista de espera.

Também focada em arte urbana, a Oficina de Grafite com Rodolfo Caburé leva os participantes a uma imersão no universo do grafite. Ministrada pelo grafiteiro e designer gráfico Rodolfo Caburé, conhecido por seus murais vibrantes e a presença da coruja em sua assinatura, a oficina aborda desde a criação dos traços até a aplicação das cores. Caburé compartilha sua visão autêntica sobre arte, identidade e território urbano. A atividade ocorre das 11h às 13h30, na quinta-feira (22/5), e na sexta-feira (23/5), das 11h às 13h30.
Clique aqui para se inscrever na lista de espera.

A Oficina de Estamparia gratuita, apresentada pelos designers Alisson Abreu e JP Santos, foca na técnica DTF (Direct Transfer Film). Realizada em 22 de maio, das 14h às 18h, a atividade de quatro horas permite que cada participante, ao longo de uma hora, crie uma arte autoral e a aplique em uma camiseta branca fornecida pelo festival, utilizando uma prensa e contando com o apoio da equipe MagicSerigrafia. Segundo Alisson, a estamparia é fundamental para marcas independentes, agregando valor e transformando peças simples em obras de arte vestíveis.
Clique aqui para se inscrever na lista de espera.

Por fim, a Oficina de Upcycling intitulada É Arte ou é Moda?, liderada pelo artista plástico Victor Hugo Soulivier, aborda processos sustentáveis, upcycling e customização fashion. A atividade ocorre em 22 e 23 de maio, das 14h às 17h. No primeiro dia, há uma imersão em processos sustentáveis e a elaboração conjunta de uma instalação com materiais reutilizáveis. No segundo dia, os participantes são convidados a trazer suas próprias roupas para customizar, transformando-as em arte vestível e “relíquias”, baseadas na inspiração de Victor Hugo de que a moda pode ser uma forma de expressão pessoal e conexão cultural.
Clique aqui para se inscrever na lista de espera.

Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.
Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências – também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.
O evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu, então, como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.
Entre os brechós confirmados, estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.
Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais, como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.
Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas, além da presença de 10 designers de móveis do DF, que apresentarão criações próprias no festival. São eles: Raquel Chaves, Bia Venancio, Rafaela Gravia, Sumauna, Trinka, Helena Trindade, Mutum, Lucas Carames e Samuel Lamas.