Áreas de mata de três cidades do interior de São Paulo foram atingidas por incêndios de grandes proporções nesse sábado (17/5). Presidente Prudente, Botucatu e Pederneiras tiveram zonas de vegetação destruídas pelo fogo. De acordo com a Defesa Civil do Estado, em nenhum dos casos houve vítimas e ainda não se sabe o que teria causado as chamas.
Presidente Prudente
Em Presidente Prudente (foto em destaque), na região oeste de SP, um incêndio atingiu uma área de vegetação natural e posteriormente um local aberto com materiais recicláveis na Rua Paulo Roberto Neves Silva, no Distrito Industrial da cidade.
Segundo a Defesa Civil municipal, as chamas consumiram uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados. Não houve vítimas ou edificações atingidas. Atuaram no combate e extinção das chamas a Defesa Civil municipal, com apoio de caminhão pipa, além do Corpo de Bombeiros. O fogo foi extinto e o local foi deixado em segurança.
Botucatu
Em Botucatu, a 235 km da capital paulista, um incêndio de grandes proporções e causas desconhecidas atingiu uma área de vegetação natural, próximo ao Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta, na Rodovia Marechal Rondon, na altura do Recanto da Amizade, por volta das 15h50 do sábado.
Segundo a Defesa Civil municipal, o incêndio consumiu uma área de aproximadamente 12 hectares (ou 120 mil m²). Não houve vítimas ou edificação atingida.
Além da Defesa Civil, atuaram no combate e extinção das chamas o Corpo de Bombeiros e brigadistas municipais com apoio de retroescavadeiras.
Um vídeo mostra os agentes da Defesa Civil combatendo as chamas. Veja:
Pederneiras
Na cidade de Pederneiras, na região de Bauru, um grande incêndio atingiu uma Área de Preservação Permanente (APP), na Rua Manoel Fernandes Cara, no bairro Maria Luiza, por volta das 11h09 do sábado.
De acordo com a Defesa Civil municipal, as chamas consumiram uma área de aproximadamente de 76 hectares (ou 760 mil m²), entre vegetação natural e APP. Não houve vítimas ou edificações atingidas.
Atuaram no combate e extinção das chamas a Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros. Assim como nas outras ocorrências, o fogo foi extinto e o local deixado em segurança.
Incêndios sem causas conhecidas
- De acordo com a Defesa Civil de SP, a causa dos três incêndios é desconhecida. “O clima está favorável para a incidência de incêndios florestais, algo característico para o período”, afirmou o tenente Maxwel Souza.
- Conforme o tenente, o período deve apresentar altas temperaturas e tempo mais seco, o que contribui para o surgimento e dispersão de incêndios.
- Maxwel destacou ainda que a Defesa Civil treinou três mil agentes neste ano, um recorde para a corporação. “Além disso, mantemos monitoramento 24h por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências [CGE]”, disse.