O Diplomata, luxuoso sedan da Chevrolet, vendido no Brasil nas décadas de 1970, 80 e início dos anos 90, é um verdadeiro sinônimo para a palavra “clássico”, quando ela é aplicada ao universo automotivo.
- Quanto custaria um Celta 2000 hoje, com a inflação?
- Quanto custaria um Chevrolet Monza 1994 hoje, com a inflação?
Versão topo´de linha do Opala, modelo que vendeu mais de 1 milhão de unidades até sair de linha, em 1992, o Diplomata tinha sob o capô o imortal motor 6 cilindros de 4.1 litros, mas era muito mais do que simplesmente um carro potente.
O Opala Diplomata era o ápice de quem aspirava ser alguém importante na vida, o sonho de 9 em cada 10 empresários importantes no país. Não à toa, custava uma verdadeira fortuna quando foi lançado pela General Motors.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
E agora, mais de três décadas depois, fica a pergunta: quanto custaria um Opala Diplomata dos anos 80 em 2025, com os valores corrigidos pela inflação? É isso o que o CT Auto vai revelar nesta matéria especial.

Quanto custava um Diplomata na década de 1980?
Como sempre fazemos ao viajar na história e trazer para o presente carros que marcaram época na indústria automotiva nacional, como o Volkswagen Gol GTI 1989 ou, então, o Escort XR3, vamos informar, primeiro, quanto custava um Diplomata na década de 1980.
Como estamos falando de uma época anterior ao Plano Real, lançado em julho de 1994, precisaremos, primeiramente, transformar o valor do Opala Diplomata à época para nossa atual moeda corrente. O modelo topo de linha do sedan custava Cr$ 48.251.800, que equivalem a cerca de R$ 17,5 mil. Agora ficou fácil, né?
Quanto custaria um Opala Diplomata em 2025, com a inflação?
Clássico, luxuoso, elegante e… caro. Sim, aplicando-se sobre o preço original do Opala Diplomata da década de 1980 a correção da inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o sedan da GM custaria, em 2025, R$ 237.673,27.
O valor corrigido do Opala Diplomata é alto, mas não chega nem a 50% do que a BYD cobra pelo Han, sedan elétrico de luxo que hoje é vendido no Brasil por cerca de R$ 530 mil. Claro que são estilos completamente distintos, não apenas no que diz respeito à motorização, mas ao design e, também, à “missão”.
Na verdade, o Diplomata, atualmente, poderia ser comparado com o Toyota Camry ou, então, com o Honda Accord. Ambos os carros japoneses também têm preços superiores aos que o modelo da GM teria com a correção da inflação — na faixa de R$ 340 mil.

Encontrar um Diplomata no segmento de usados também não é uma tarefa tão simples, até por conta do preço, que não é nada atraente. O sedan, ano/modelo 1992, está avaliado pela Tabela Fipe, referência no mercado brasileiro, em R$ 69.463,00, valor suficiente para comprar um Fiat Mobi 0km. E aí, canaltecher: você iria de Fiat “zero” ou de Diplomata “6 bocas”? Comente com a gente em nossas redes sociais.
Leia também:
- Opala e cia: carros clássicos da Chevrolet voltam à venda no Brasil
- 10 carros antigos da Chevrolet que marcaram época no Brasil
Vídeo: Hidrogênio é o combustível do futuro? Entenda essa história
Leia a matéria no Canaltech.