O partido do presidente da Argentina, Javier Milei, o Liberdade Avança, foi o vencedor das eleições legislativas de Buenos Aires. A legenda obteve 30,1% dos votos quando havia 98% dos votos apurados. O resultado leva o porta-voz de Milei, Manuel Adorni, à vitória. As informações são do Buenos Aires Herald.
A participação eleitoral foi a mais baixa da história, com 53,2% de dos 2,5 milhões de eleitores aptos a votar na capital argentina. Isto já era esperado pelo fato de a votação ter sido separada das eleições nacionais de 26 de outubro, algo que não é habitual em Buenos Aires. As cédulas carregavam 17 opções para os eleitores.
A campanha que levou à vitória de Adorni foi marcada pela promessa de implentação similares às que Milei tem levado à frente durante o comando dele na Argentina.
A chapa peronista “Es Ahora Buenos Aires”, que era liderada por Leandro Santoro, ficou em segundo lugar. O grupo obteve 27,3% dos votos. Em 2023, Santoro também ficou em segundo lugar, mas à época obteve 32% da preferência do eleitorado para prefeito. O então vencedor foi Jorge Macri, do PRO.
O resultado da eleição é um marco para os argentinos, pois foi uma demonstração de força política por parte de Milei. Adorni celebrou a vitória com uma publicação na rede social X.
“Grande momento, grande futuro. Deus abençõe a República Argentina”, diz trecho da mensagem.