Alfaiataria e moda festa candanga também estão com presença marcada no Metrópoles Fashion & Design Festival 2025, com a participação da marca brasiliense Louback Atelier. Lançada em 2020, a partir de um desejo de empreender da estilista Louback Jacoby Fernandes, a grife surgiu para celebrar a diversidade e a autenticidade das mulheres.
A label estará com peças à venda no evento, que tem entrada gratuita e aberta ao público, entre 21 e 23 de maio, no Museu Nacional da República, em Brasília (DF). Vem saber mais!
Expressão e potencialidade
A marca oferece tanto peças prêt-à-porter (prontas para vestir, com grade de tamanho) quanto criações feitas sob medida, e tem uma loja na QI 11 do Lago Sul. As opções criadas pela Louback vão do escritório à pista de dança.
Para a estilista, as criações são pensadas para potencializar o lado único feminino, sem deixar de lado questões como exclusividade, qualidade e conforto. O design contribui para a individualidade de cada cliente.
“As mulheres Louback se vestem para se sentir sofisticadas, elegantes e felizes com o look. Gostam de se sentir poderosas e mostrar identidade por meio da roupa. É isso que colocamos nas peças”, define a empresária.

Estética versátil
Nos vestidos festivos, cores quentes e alegres como vermelho, rosa e roxo, além de máxi estampas florais e um toque romântico em capas, amarrações, babados drapeados, detalhes tridimensionais e modelagens clássicas. Já na alfaiataria, o destaque é dos conjuntos monocromáticos em tweed.

O que você verá da Louback no MFDF 2025
No MFDF, como adianta a Louback Jacoby, o público pode esperar peças da marca que vão do casual à festa. Além, é claro, o carro-chefe da empresa: a alfaiataria premium, com peças elaboradas e estruturadas.
“Já tinha visto o evento em outras edições, conhecia o trabalho da Ilca e tinha vontade de participar. Estou me sentindo honrada, felicíssima em participar da edição 2025″, comenta a designer.
Na galeria abaixo, relembre um dos desfiles da grife, para conhecer um pouco da estética da Louback:
Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.
Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.
Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.
Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.
Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.
Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas, além da presença de dez designers de móveis do DF, que apresentarão criações próprias no festival. São eles: Raquel Chaves, Bia Venancio, Rafaela Gravia, Sumauna, Trinka, Helena Trindade, Mutum, Lucas Carames e Samuel Lamas.