Se você é apaixonado por carros e motos sabe que cuidar da máquina é um bem-estar sagrado. Queremos sempre o melhor para nosso companheiro de asfalto, por isso sempre devemos ficar ligados em sua manutenção e cuidados.
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Porém, nessas horas surgem diversas dúvidas. O amigo indica uma coisa, o mecânico outra, a internet uma terceira… Afinal, o que é realmente necessário observar nas manutenções de seu carro ou sua moto?
Pensando nisso, o CT Auto mostrará a você os mitos e verdades sobre manutenção de carro e moto para você rodar tranquilo e sem preocupações.
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Precisa esquentar o motor antes de sair? A verdade revelada
Ah, o clássico ritual de ligar o carro ou moto e esperar longos minutos antes de engatar a primeira. Faz sentido, certo? Errado! Esse é um dos mitos mais antigos e persistentes.
- O Mito: É essencial deixar o motor aquecendo em marcha lenta por vários minutos, especialmente em dias frios, para o óleo circular e proteger os componentes.
- A Verdade: Nos veículos modernos com injeção eletrônica (a grande maioria hoje em dia), o sistema ajusta a mistura ar-combustível automaticamente. Ficar parado, aquecendo, só gasta combustível e pode até prejudicar componentes como o catalisador a longo prazo.
- A Dica de Ouro: Ligue o veículo, espere alguns segundos (o tempo de colocar o cinto ou o capacete) e saia dirigindo suavemente nos primeiros quilômetros. O motor e a transmissão aquecem de forma muito mais eficiente (e rápida) em movimento moderado.

Calibragem dos pneus: mais importante do que você imagina
Você para no posto e o frentista pergunta: “Quantas libras?”. Muita gente chuta um número ou pede para colocar o que está marcado no próprio pneu. Cuidado, isso pode ser um erro grave!
- O Mito Comum: A pressão correta é aquela estampada na lateral do pneu.
- A Verdade Crucial: A pressão indicada na lateral do pneu é a pressão máxima que ele suporta, não a ideal para o seu veículo! A calibragem correta é especificada pelo fabricante do veículo e geralmente está em um adesivo na coluna da porta do motorista, na tampa do tanque de combustível ou no manual do proprietário.
Por que isso importa?
- Pneus com pressão errada (para mais ou para menos) causam:
- Desgaste irregular e prematuro.
- Aumento do consumo de combustível.
- Comprometimento da estabilidade e segurança (principalmente em curvas e frenagens).
- Menor conforto ao rodar.
A Dica Prática: Calibre os pneus semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias, sempre com eles frios (antes de rodar ou tendo percorrido menos de 3 km). Use a pressão recomendada pelo fabricante do veículo, não do pneu.

Gasolina aditivada ou premium: realmente faz diferença no dia a dia?
Na hora de abastecer, a tentação de colocar aquela gasolina “especial” é grande. Promessas de mais potência, limpeza do motor… Mas será que vale o custo extra para todo mundo?
- Gasolina Comum vs. Aditivada: A gasolina comum atende às especificações básicas. A aditivada contém detergentes e dispersantes que ajudam a manter o sistema de injeção limpo, prevenindo o acúmulo de sujeira. Para a maioria dos carros e motos de uso normal, usar aditivada regularmente pode ser benéfico a longo prazo para a saúde do motor.
- Gasolina Premium (Podium, etc.): Essa gasolina tem maior octanagem. Ela só traz benefícios reais para motores de alta taxa de compressão, geralmente encontrados em veículos esportivos ou de luxo, e se o manual do proprietário especificar seu uso. Colocá-la em um motor comum não trará mais potência nem benefícios perceptíveis – é jogar dinheiro fora.
- A Verdade Simples: Siga o manual do seu veículo! Se ele pede gasolina comum, a aditivada é uma boa opção para limpeza. Se ele exige gasolina de alta octanagem (premium), use-a. Usar premium sem necessidade não melhora o desempenho.

Desmistificar essas crenças populares é o primeiro passo para uma manutenção mais eficiente e econômica. Fique atento, questione as “dicas milagrosas” e cuide bem do seu veículo baseado em informação de verdade!
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