O governo de Minas Gerais informou que foram descartadas, neste sábado (17), 450 toneladas de ovos provenientes de uma fazenda localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Na última quarta-feira (15), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) detectou o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade no local.
- O que é gripe aviária? Saiba mais sobre a influenza, doença viral que afeta aves
- Gripe aviária não é transmitida para humanos ao consumir carne e ovos; entenda
Segundo o governo mineiro, o descarte dos ovos ocorreu na região Centro-Oeste de Minas Gerais, como medida necessária para seguir os protocolos de controle sanitário estabelecidos pelo Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), firmado em 2022 entre União, estados e o setor produtivo.
“A iniciativa mostrou-se necessária para manter o controle sanitário, seguindo planos prévios para possíveis ocorrências do tipo, garantindo a contenção e erradicação da doença, bem como a manutenção da capacidade produtiva do setor”, informou o governo em comunicado.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ovos férteis

A administração estadual destacou que os ovos descartados são férteis, utilizados para incubação e produção de aves, e não destinados ao consumo humano. O comunicado também aponta que há possibilidade de novos descartes nos próximos dias.
De acordo com o Mapa, todos os ovos provenientes da fazenda de Montenegro onde o vírus foi identificado foram rastreados, e a destruição desses itens ainda está em andamento.
Investigação em Tocantins
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que há uma investigação em curso em uma propriedade no município de Aguiarnópolis (TO), onde análises preliminares de amostras indicaram a presença do vírus Influenza A, com baixa probabilidade de se tratar de uma cepa de alta patogenicidade.
“A investigação laboratorial está em andamento, e as medidas de controle de trânsito foram adotadas, com a situação mantida sob controle e com vigilância adequada”, destacou o Mapa em nota.
Leia mais:
- RS monta 7 barreiras sanitárias na região de granja para conter gripe aviária
- Quais são os sintomas da gripe aviária em humanos? De quadros leves a graves
- Existe vacina para gripe aviária? Instituto Butantan segue fase de teste clínico
VÍDEO | POR QUE NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS?
Leia a matéria no Canaltech.