A agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO) tentou lançar no sábado (17) o satélite EOS-09 com seu foguete Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV), sem sucesso. O veículo sofreu uma falha em seu terceiro estágio poucos minutos após deixar a plataforma e explodiu, levando à perda do satélite de observação da Terra.
- Apesar dos atrasos, Índia segue com planos para seu 1º voo espacial tripulado
- Índia planeja coletar amostras do polo sul lunar em 2028
V. Narayanan, presidente da ISRO, afirmou em comunicado que os dois primeiros estágios do veículo tiveram desempenho normal. “No terceiro, o motor foi acionado perfeitamente, mas durante seu funcionamento tivemos uma observação e a missão não pôde ser cumprida. Após as análises, vamos retomar”, acrescentou. Uma publicação semelhante foi feita nas redes sociais da ISRO.
Confira o momento do lançamento e os primeiros minutos do foguete em sua trajetória antes da explosão:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Esta foi a nona missão da série de satélites indianos para observação da Terra. O satélite EO-S09 estava equipado com um radar de abertura sintética, e se tivesse sido lançado como o planejado, poderia observar nosso planeta de dia e de noite, mesmo que o tempo estivesse nublado.
A missão do fim de semana representou o segundo lançamento orbital da Índia neste ano — o primeiro ocorreu em janeiro, quando o país lançou seu satélite de navegação NVS-02 com um foguete Geosynchronous Satellite Launch Vehicle.
Leia também:
- Gaganyaan | Índia adia sonho de missão tripulada com astronauta local para 2027
- Foguete indiano cai logo após o lançamento e satélite acaba destruído
Vídeo: Starlink como funciona?
Leia a matéria no Canaltech.