Microsoft lança agentes de IA que podem ser personalizados com dados da empresa

Com foco no público corporativo, a Microsoft anunciou uma ferramenta para criar e treinar agentes de inteligência artificial com dados da empresa nesta segunda-feira (19). Conhcido como Microsoft 365 Copilot Tuning, o novo recurso permite automatizar tarefas do a dia a dia para garant rmais produtividade nos escritórios.

  • 10 dicas e truques para usar o Windows 11 melhor
  • 5 IAs para melhorar um texto

O lançamento ocorreu no Microsoft Build, conferência anual com foco em desenvolvedores de software, e faz parte da suíte Microsoft 365.

Com a novidade, as empresas recebem um meio mais simples para criar agentes de IA e treiná-los com seu próprio fluxo de trabalho e arquivos internos. A partir disso, a ferramenta realiza tarefas de forma autônoma conforme programado previamente. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A proposta do lançamento é realizar tarefas cotidianas de uma empresa que tomariam bastante tempo e, com IA, são feitas em segundos. Além disso, a ferramenta dispensa códigos para desenvolver os agentes, e o treinamento é feito no Copilot Studio, plataforma de desenvolvimento de chatbots e agentes conversacionais da Microsoft. 

Para garantir mais proteção, a Microsoft afirmou que não utilizará os dados enviados para o Copilot Tuning para treinamento de seus modelos, e que as informações estão “dentro dos limites de segurança do Microsoft 365”.

O Tuning estará disponível a partir de junho no Microsoft 365 Copilot Tuning Early Adopter Program. Mas apenas clientes na América do Norte, Europa, África, Oriente Médio e em alguns países da Ásia e Oceania com mais de 5 mil licenças do Microsoft 365 Copilot poderão usá-lo neste primeiro momento.

Não há previsão de lançamento no Brasil.

Para que serve um agente de IA?

Os agentes de inteligência artificial treinados com os processos de uma empresa auxiliam na realização de tarefas rotineiras, a fim de aumentar a produtividade. 

Por exemplo, é possível treinar o agente com o padrão de formatação usado em todos os documentos do negócio, e pedir para que os arquivos sejam organizados no mesmo modelo.

Para a equipe de marketing, também é possível usar o tom de voz da marca para que a aprovação de textos para as redes sociais seja automatizada, a fim de facilitar e agilizar o processo de análise.

Já para o RH, o agente ainda pode tirar diversas dúvidas dos colaboradores sobre férias, salário, entrega de atestados e outras tarefas referentes à área. 

Veja também:

  • Como usar o Copilot no Windows | Guia Prático
  • OpenAI Operator, Copilot e mais: conheça 4 agentes de IA
  • 7 alternativas ao ChatGPT gratuitas

VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.