Filme mexicano de 2017 tem “previsão” trágica para o Papa Leão XIV

Eleito como novo líder da Igreja Católica no início do mês de maio, o Papa Leão XIV chamou atenção nos últimos dias por um motivo inusitado: um filme de terror mexicano chamado O Habitante teria “previsto” a morte do Pontífice antes mesmo dele chegar ao posto e escolher o nome.

  • Quem é Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV?
  • Eleição do Papa Leão XIV toma conta das redes sociais; veja os memes e reações

Disponível na Netflix, o filme O Habitante foi lançado em 2017 sob comando do diretor uruguaio Guillermo Amoedo (The Stranger). Na trama, três irmãs invadem uma casa na tentativa de realizar um assalto, deparando-se com um segredo sombrio no porão que as obriga a enfrentar um passado doloroso.

Mas o que o Papa Leão XIV tem a ver com tudo isso? Bom, há uma cena breve no filme que mostra um apresentador de telejornal fictício anunciando a morte do Papa, que na trama tem o mesmo nome que o atual Pontífice: Leão XIV.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Na sequência, o âncora do jornal diz que o Papa “morreu de sepse e colapso cardiopulmonar irreversível”, notificando os telespectadores sobre o falecimento do líder religioso. A “coincidência” pegou o público de surpresa pela proximidade com a data em que Leão XIV foi anunciado como o novo Papa da Igreja Católica.

Televisão anuncia morte do Papa Leão XIV em uma sala escura
Filme de terror mexicano “prevê” morte do Papa Leão XIV em telejornal fictício (Imagem: Reprodução/YouTube).

Diretor esclarece “previsão” trágica de filme mexicano para o Papa Leão XIV

Em entrevista ao jornal argentino Clarín, o diretor Guillermo Amoedo explicou que o nome do Papa fictício de seu filme não foi uma “premonição”, mas um resultado de muito estudo das escrituras sagradas:

“Escolhi o nome [Papa Leão XIV] quando estava escrevendo o roteiro do filme, em 2015. O que fiz foi conectar profecias diferentes, como as de São Malaquias e Santa Hildegarda de Bingen, com outras teorias apócrifas e as histórias dos antipapas. Leão XIV foi o resultado.”

Amoedo completou a declaração ao jornal dizendo que todos os temas religiosos encontrados em O Habitante são resultado de uma intensa pesquisa das escrituras e profecias católicas, assim como de entrevistas realizadas com estudiosos. Ele frisou ainda que, apesar disso, o longa é uma obra de ficção e nada tem a ver com uma possível previsão do que poderia acontecer com o atual Pontífice na vida real.

O Habitante está disponível para streaming na Netflix.

Leia também:

  • Conclave: saiba como o filme aborda a escolha de um novo papa
  • IA deve ser usada com ‘responsabilidade e discernimento’, diz Papa Leão XIV
  • Novo Papa já defendeu ação contra mudanças climáticas em defesa do meio ambiente

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.