O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez elogios ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta terça-feira (20/5), em meio à polêmica envolvendo o vazamento de uma conversa entre a primeira-dama Janja Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, que teria gerado um constrangimento diplomático ao governo.
O titular da pasta é apontado como responsável pelo vazamento à imprensa, o que ele nega. Sem citar o episódio, Lula afagou o ministro durante evento com prefeitos.
“O Rui é tratado como se fosse um cara que não deixasse as coisas acontecerem. Quando na verdade todos vocês, prefeitos, devem ter um secretário que tem o mesmo papel que o chefe da Casa Civil. É fazer com que as coisas funcionem corretamente e que todos os secretários se dirijam a ele para que as coisas possam dar [certo]. Quero aproveitar na frente dos prefeitos, agradecer o papel importante e relevante do Rui Costa, o governador mais bem sucedido da Bahia joga no meu governo”, disse.
A declaração foi dada durante discurso na abertura da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Nessa segunda-feira (19/5), a primeira-dama já havia se pronunciado sobre o episódio. Ela rebateu críticas e disse que não vai se calar, independe do protocolo.
“Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja. Do maior grau ao menor grau. Do mais alto nível a qualquer cidadão comum”, disse Janja.
Marcha
O evento conta com a participação dos governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais), Raquel Lyra (Pernambuco) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul). Além disso, estiveram presentes os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e ministros de governo.
A organização estima a participação de 12 mil gestores municipais entre os dias 19 e 22 de maio. Entre os temas a serem abordados estão a federalização climática, segurança pública, orientações sobre emendas parlamentares, saúde e educação.