O presidente Donald Trump apresentou, há cerca de dois meses, os primeiros pontos do projeto do F-47, avião que está sendo desenvolvido pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para se tornar o 1º caça de 6ª geração do mundo. E o plano parece estar caminhando dentro do cronograma traçado.
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O General David Allvin, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, revelou, em sua conta no X (antigo Twitter), as primeiras métricas oficiais de desempenho do caça que substituirá os F-22 Raptor na frota da USAF. E elas são significativamente mais impactantes que as alcançadas pelo caça de 5ª geração.
Segundo os dados revelados pelo General, os aviões F-47 poderão alcançar a velocidade máxima Mach 2 (duas vezes a velocidade do som), além de oferecerem um raio de combate de 1.000 milhas náuticas — equivalente a 1.850 quilômetros.
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Os caças F-22 Raptor, por sua vez, também chegam à velocidade Mach 2 (e, até por isso, são usados para caçar “OVNIs”, mas têm um raio de combate quase 50% menor, de aproximadamente 590 milhas náuticas, ou 1.091 quilômetros.
Our @usairforce will continue to be the world’s best example of speed, agility, and lethality. Modernization means fielding a collection of assets that provide unique dilemmas for adversaries—matching capabilities to threats—while keeping us on the right side of the cost curve. pic.twitter.com/vqjxCdBYid
— General David Allvin (@OfficialCSAF) May 13, 2025
Quantos F-47 haverá na Força Aérea dos EUA?
Além de revelar algumas das primeiras especificações oficiais a respeito do F-47, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea também adiantou quantas unidades do 1º caça de 6ª geração do mundo devem ser incorporadas à frota dos Estados Unidos: 185. E a expectativa é a mais alta possível.
“Nossa Força Aérea continuará sendo o melhor exemplo mundial de velocidade, agilidade e letalidade. Modernização significa implementar um conjunto de ativos que ofereçam dilemas únicos aos adversários — combinando capacidades às ameaças —, ao mesmo tempo que nos mantém no lado certo da curva de custos”.
Os custos, aliás, não serão nada baixos. De acordo com a mídia local especializada, cada unidade do F-47 custará entre US$ 200 milhões e US$ 300 milhões (R$ 1,1 bilhão e R$ 1,69 bilhão), preço bem maior do que o de caças tradicionais, e similar ao de um bombardeiro stealth B-21.

Há também que se levar em consideração os valores envolvidos para desenvolver aviões que farão parte da frota de apoio ao F-47, similares aos F-22s. No momento, as empresas General Atomics Aeronautical Systems e Anduril competem para ver quem ficará com a honra de produzir tais unidades, hoje protótipos chamados de YFQ-44A e YFQ-42A.
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