O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), estreou no Festival de Cannes 2025 no último domingo (18) em grande estilo. Ovacionado pelo público que estava presente na exibição, o longa estrelado por Wagner Moura (Tropa de Elite) chamou atenção da crítica internacional, deixando os brasileiros esperançosos para que a produção repita o sucesso de Ainda Estou Aqui (2024), vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional deste ano.
- O Agente Secreto: conheça filme brasileiro indicado à Palma de Ouro em Cannes
- O Agente Secreto: filme brasileiro estreia com chuva de aplausos em Cannes
Ambientado na década de 1970, O Agente Secreto, assim como o premiado filme de Walter Salles (Central do Brasil), também se passa durante a época da ditadura militar no Brasil. A trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que, fugindo de um passado misterioso, volta para Recife na tentativa de reconstruir a vida, mas logo descobre que a cidade não é exatamente o refúgio que ele tanto buscava.
Concorrendo ao prêmio máximo da competição, a cobiçada Palma de Ouro, O Agente Secreto conquistou a crítica especializada que conferiu o longa em primeira mão no Festival de Cannes, arrancando elogios dos profissionais da área.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O que a crítica internacional está falando sobre O Agente Secreto?

Aplaudido de pé por 13 minutos após ser exibido em Cannes, O Agente Secreto já vem aparecendo em conversas sobre uma possível trajetória de sucesso na próxima temporada de premiações do cinema.
Até agora, o filme foi bastante elogiado pela capacidade de retratar a década de 1970 no Brasil com fidelidade, assim como por seu ótimo suspense. Embora algumas críticas contem com algumas ressalvas sobre o teor “bagunçado” da trama, no geral, o filme parece ter caído no gosto da crítica no exterior.
O crítico Peter Debruge, da Variety, por exemplo, elogiou o trabalho de Kleber Mendonça Filho, afirmando que o diretor “mostra uma habilidade notável de não apenas recriar, mas de levar o público de volta no tempo com calor e paranoia opressivos”.
David Ehrlich, crítico do IndieWire, também gostou do filme brasileiro. De acordo com o jornalista, Kleber Mendonça Filho “desenterra o passado como base para uma história puramente ficcional e, fazendo isso, argumenta como a ficção pode ser ainda mais valiosa como um transporte para a verdade do que uma ferramenta para encobri-la”.
Por outro lado, Steve Pond, do The Wrap, afirma que achou o filme “bagunçado”, mas que esse é o “charme” da história. “Sua bagunça é parte de seu charme e de seu propósito: um filme que, se levasse a si mais a sério do que leva, não permitiria que uma intensa batalha de armas se tornasse um festival de horror gráfico quase cartunesco”, ele diz em sua crítica.
Qual é a média de aprovação de O Agente Secreto no Rotten Tomatoes?
Com a aclamação no exterior, O Agente Secreto teve uma abertura impressionante no Rotten Tomatoes, agregador de críticas de filmes e séries de TV de grandes veículos internacionais. O longa fez sua estreia na plataforma com uma média de aprovação de 100% entre a crítica especializada.
Vale sempre lembrar que, à medida que novas críticas entrarem na plataforma, a média de aprovação do filme pode variar.
Ver essa foto no Instagram
Quando O Agente Secreto estreia no Brasil?
Para a tristeza dos brasileiros, O Agente Secreto ainda não teve sua previsão de lançamento em território nacional confirmada. Por enquanto, o longa fez sua estreia apenas no Festival de Cannes 2025, que acontece até o dia 24 de maio e conta com o filme de Kleber Mendonça Filho na disputa pela Palma de Ouro.
Leia também:
- Festival de Cannes 2025: conheça os filmes indicados à Palma de Ouro
- 3 filmes para conhecer Kleber Mendonça Filho
- 10 filmes brasileiros mais premiados da história
Leia a matéria no Canaltech.