Economia circular: iniciativa gera empregos ao proteger meio ambiente

Em Serra, no Espírito Santo, o centro de circularidade do vidro inaugurado agora em abril deverá processar cerca de 135 mil toneladas de vidro nos próximos meses, gerando cerca de 45 empregos diretos e integrando mais 1,7 mil pessoas de 71 cooperativas e associações de reciclagem. Esse espaço – fruto da economia circular – é resultado de uma parceria entre a Ambipar, empresa brasileira que é líder global em soluções ambientais, e o Grupo Heineken.

Em conjunto, a Heineken Spin, ecossistema de negócios de impacto do grupo, e a Ambipar já instalaram, desde o fim de 2024, dois centros de circularidade do vidro no Brasil, sendo esse mencionado no Espírito Santo e outro em Pernambuco.

As duas unidades representam um investimento inicial superior a R$ 15 milhões para a instalação das plantas de processamento, que visam a ampliar o trabalho de logística reversa dos resíduos.

Assim, os centros cuidam da compra do material pós-consumo, promovendo a limpeza e a trituração do mesmo, que retorna às vidreiras após negociação com a Heineken Spin, para que seja utilizado na produção de novas garrafas do grupo.

Um ciclo completo que fortalece a reciclagem, otimiza o mercado e protege o meio ambiente.

Já em Pernambuco, o centro inaugurado em novembro de 2024 em Jabotão dos Guararapes recebe o material coletado em 16 terminais de ônibus de Recife, capital do estado, onde as garrafas de vidro são depositadas em máquinas, contribuindo com a sustentabilidade da cidade.

O centro de circularidade do vidro gira a economia local com a geração de 60 empregos diretos e indiretos, além de ser integrado com 10 cooperativas de reciclagem de Recife, que contam com 300 catadores.

“Enxergamos uma grande oportunidade com os hubs. De um lado, há o potencial de promover a educação ambiental e melhorar a cadeia de reciclagem do vidro. Do outro, a chance de gerar renda e oferecer condições de trabalho dignas para os trabalhadores da reciclagem”, afirma o head de Pós-consumo da Ambipar, Felipe Cury.

“Acreditamos que aproximando a logística e gerando demanda pelo material nessas regiões, conseguiremos ter um custo menor e, consequentemente, uma remuneração melhor para quem está lá na ponta dessa cadeia de valor: os catadores”, defende o vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken, Mauro Homem.

Volte Sempre

O programa Volte Sempre, criado em 2018 e também uma parceria entre a Ambipar e Heineken, visa a dar o devido destino às mais de 500 mil toneladas de embalagens que o grupo entrega anualmente ao mercado brasileiro.

O projeto nasceu em São Paulo com máquinas instaladas em supermercados e condomínios para coletar e triturar toda embalagem de vidro descartável.

A cada embalagem depositada, o participante do programa conquista 1 Ponto Caco, que pode ser trocado por cashback em novas compras de produtos do Grupo Heineken.

A iniciativa já atende Brasília (DF), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Recife, Goiânia (GO), Aracaju (SE), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Salvador (BA).

Além disso, novas máquinas chegaram ao programa em 2024 permitindo a coleta de outros materiais, como plástico, metais e papel. E a novidade garante novos benefícios, como descontos em transporte público, recarga de celular, além do cashback.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.