Professores da rede estadual paulista, efetivos e não-efetivos, terão o desempenho avaliado pelos estudantes e gestores. O processo, que já é realizado nas escolas de ensino integral, será ampliado para as unidades de tempo parcial a partir da próxima segunda-feira (26/5).
Além dos professores, diretores, vice-diretores e correspondentes de gestão pedagógica passarão pela avaliação.
Segundo a Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc), o objetivo é “oferecer mais uma ferramenta de gestão às escolas e, assim, qualificar aspectos importantes das rotinas educativas, tais como metodologia, gestão da sala de aula, comunicação e liderança”.
A avaliação será aplicada duas vezes por ano: no primeiro semestre, uma “avaliação de desempenho diagnóstica” para identificar os pontos positivos e negativos; no segundo, uma “avaliação de desempenho final”, que servirá para decidir sobre a permanência do profissional no posto de trabalho.
Os professores serão avaliados pela dinâmica em sala de aula e as metodologias adotadas; o trio gestor pela comunicação, apoio aos professores e engajamento; e o diretores pela liderança e compromisso com a aprendizagem e indicadores dos estudantes.
A proposta do governo é que as escolas organizem uma série de consultas a partir de um questionário padrão enviado pela Seduc. Os estudantes devem responder sobre o desempenho dos professores e da equipe gestora. Já os professores analisam a equipe gestora, que por sua vez avalia os docentes e os diretores. Por fim, os diretores têm o papel de avaliar professores e a equipe gestora.
Feedback
Ao final do questionário, as informações de todos os profissionais serão reunidas no “painel de resultados”. Além da avaliação e validação de estudantes e do trio gestor, serão contabilizados o percentual de presença, de preenchimento do diário de classe e de atingimento do bônus em 2024 e a participação ou não no Programa Multiplica e a categoria do docente.
De acordo com os dados, serão atribuídas as cores verde, amarela e vermelha no farol. As cores do farol irão nortear o relatório final, segundo a Seduc.
A diretriz da pasta prevê que os diretores realizem um feedback com os professores. “A reunião de devolutiva deve ser bem estruturada e é fundamental para a construção de um plano de desenvolvimento individual (PDI). No caso dos diretores, o processo de avaliação será consolidado pelo dirigente regional de ensino com apoio do supervisor”, informou a Seduc.
Ao longo dos meses seguintes, os gestores devem acompanhar o cumprimento das metas acordadas. O feedback completo estará disponível para consulta na Secretaria Escolar Digital por todos os profissionais que participaram do processo de avaliação.