O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, nas redes sociais, após a repercussão de sua fala durante um jantar com o presidente da China, Xi Jinping. Em postagens feitas na plataforma X (antigo Twitter), nessa segunda-feira (19/5), o parlamentar ironizou a atuação de Janja e questionou sua participação em temas de governo.
“Calem-se todos! Deixem nossa camisa 10 falar e quebrar protocolos”, escreveu Nikolas em tom irônico. Em outra publicação, o deputado alfinetou: “Ninguém pode calar a Janja, mas ela pode querer calar um país inteiro. Vá caçar um serviço, sô”.
Veja:
As declarações de Nikolas fazem referência à polêmica envolvendo Janja na última semana, após ela mencionar, em um jantar com autoridades chinesas, a preocupação com o conteúdo das redes sociais, especialmente o TikTok, em relação à proteção de crianças e adolescentes.
O tema teria sido trazido à tona após uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a intervenção de Janja teria gerado desconforto no campo diplomático.
Em resposta às críticas, a primeira-dama afirmou que “não há protocolos” que a façam “calar”.
Janja comenta episódio
A primeira-dama comentou o episódio publicamente pela primeira vez nessa segunda-feira (19/5), durante um evento promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela defendeu sua atitude e ressaltou que continuará se posicionando em defesa das crianças.
“Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja. Do maior grau ao menor grau. Do mais alto nível a qualquer cidadão comum”, afirmou Janja.
Ela acrescentou ainda: “Eu quero dizer que a minha voz — vocês podem ter certeza de que — vai ser usada para isso. E foi para isso que ela foi usada na semana passada, quando eu me dirigi ao presidente Xi Jinping após a fala do meu marido sobre uma rede social. Quero dizer que, eu como mulher, não admito que alguém me dirija [a palavra] dizendo que eu tenho que ficar calada. Eu não me calarei quando for para proteger a vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes”.
A repercussão da fala gerou mal-estar dentro do governo. Segundo noticiado pela colunista Andreia Sadi, da GloboNews, o comentário de Janja sobre o TikTok durante o jantar com o presidente chinês causou constrangimento diplomático.