O Núcleo de Audiências de Custódia (NAC) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) manteve a prisão de dois homens acusados de matarem as ex-mulheres. Silvoneide Carvalho de Tôrres, 42 anos, e Rafael Moreira da Cruz, 34 anos,são acusados de assassinarem, respectivamente, Vanessa da Conceição Sousa (à direita na foto) e Liliane Cristina de Carvalho (à esquerda). Os crimes ocorreram com menos de 24 horas de diferenças entre si.
Na audiência, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) se manifestou pela regularidade dos flagrantes e pela conversão das prisões em preventivas. As defesas solicitaram a concessão da liberdade provisória dos autuados.
Os magistrados, na análise dos autos, admitiram as prisões preventivas dos dois homens, após observarem que as prisões em flagrante efetuadas pela autoridade policial não apresentaram qualquer ilegalidade, pois foram atendidas todas as determinações constitucionais e processuais.
Os juízes pontuaram que há fundamentos concretos para a manutenção das prisões dos indiciados, uma vez que a regular situação de flagrância em que foram surpreendidos torna certo o crime e a autoria, mencionados nos relatos colhidos nos autos de prisão.
Para os magistrados, ambos os casos são de conversão da prisão em preventiva, pois os fatos apresentam gravidade concreta, dois feminicídios consumados, sendo um deles na presença dos filhos do casal.
O inquérito de Silvoneide Carvalho de Tôrres foi encaminhado para o Tribunal do Júri de Brasília e o de Rafael Moreira da Cruz foi para o Tribunal do Júri de Ceilândia, onde irão prosseguir os processos.
Morte de Vanessa
Vanessa da Conceição Sousa, de 31 anos, foi vítima de feminicídio, na noite deste domingo (18/5), no Conjunto 17, QR 421, em Samambaia Norte, no Distrito Federal. O suspeito do crime é Silvoneide Carvalho de Torres, de 32, que teria golpeado a vítima com uma faca na clavícula.
A vítima foi encontrada morta pelos bombeiros, que fizeram manobras de ressuscitação, mas o óbito foi declarado no local. A perícia foi acionada, e a ocorrência está sendo registrada na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia).
O caso de Liliane
Liliane morreu com ao menos 11 facadas, por volta das 9h da manhã de segunda-feira (19/5). O crime ocorreu QNP 24/28, no P Sul, em Ceilândia (DF). A vítima teria sido morta na frente dos filhos. Logo após o feminicídio, o principal suspeito pelo crime, Rafael Moreira da Cruz, 34, entregou-se na 23ª Delegacia de Polícia (P Sul), que investiga o caso.
Testemunhas acionaram a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e, no local, os militares encontraram uma criança de aproximadamente 8 anos, que também teria sido agredida, mas sem gravidade.