A primeira edição gratuita do Festival Internacional Curicaca de Inovação e Sustentabilidade na Indústria será neste fim de semana, em Taguatinga. Com o tema “Cidade Inteligente”, o evento promoverá um debate sobre o uso de tecnologias para a soberania nacional, em alinhamento com a Missão 6 da Nova Indústria Brasil.
Neste sábado (24/5) e no domingo (25/5), a programação será voltada ao estímulo do potencial criativo, tecnológico e produtivo das pessoas e dos negócios no Distrito Federal.
O evento também inclui uma feira de produtos de empresários locais e de grandes marcas com inovações tecnológicas acessíveis; espaço de convivência com área infantil, domo planetário, arena gamer, pista para jogar Just Dance; e palco para shows de artistas de Taguatinga e do restante Brasil.
O evento é promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e executado pelo Instituto Cultural e Social No Setor. No primeiro evento, o festival vai ocorrer na Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (ACIT), próximo ao Parque Ecológico do Cortado.
Também reconhecida como “capital econômica do Distrito Federal”, devido à concentração de empresas dos ramos de comércios e serviços, Taguatinga e os cerca de 220 mil habitantes da região administrativa têm assumindo protagonismo local na área da tecnologia. Com o festival, o objetivo é ampliar o alcance das inovações entre empreendedores locais.
“O Festival Curicaca surge da necessidade de criar um espaço de debate que una inovação e indústria, pois não há indústria sem inovação”, afirma o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli. “Esse ambiente de diálogo se torna ainda mais relevante diante da crescente transformação tecnológica e digital que atravessa todos os setores.”
Outras regiões
O Festival Curicaca abrirá uma série de edições itinerantes, que passarão por mais nove regiões do Distrito Federal até setembro. Além disso, todo o conteúdo e as experiências debatidas serão levados para o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade na Indústria, marcado para outubro, na Arena BRB Mané Garrincha.
Depois de Taguatinga, o Festival Curicaca seguirá para: Planaltina (7 e 8 de junho), São Sebastião (28 e 29 de junho), Sobradinho (12 e 13 de julho), Paranoá (19 e 20 de julho), Samambaia (2 e 3 de agosto), Gama (30 e 31 de agosto), Santa Maria (6 e 7 de setembro), Guará (20 e 21 de setembro) e Ceilândia (27 e 28 de setembro).
Confira a programação do primeiro evento:
Sábado (24/5)
- 10h – Abertura
- 10h às 22h – Área de convivência com feira de empreendedores, arena gamer, pista de Just Dance e domo planetário
- 10h às 18h – Espaço kids com oficinas educativas
- 13h – Apresentação do grupo Baque Folha
- 14h – Palestra “Inovar é coisa nossa: Quando a cidade inteligente nasce da vivência e vira solução coletiva”
- 15h30 – Entrevista Cidade Inteligente, com Ricardo Cappelli
- 16h30 – Palestra “Conecta, mas não desconecta: A tecnologia que cria cidades mais humanas”
- 18h – Show com DJ Itin do Brasil
- 19h – Show da banda Pratanes
- 20h – Show da cantora Tássia Reis
Domingo (25/5)
- 10h – Abertura
- 10h às 18h – Área de convivência com feira, arena gamer, pista de Just Dance, domo planetário e oficinas no espaço kids
- 10h às 13h – Workshop “Tecnologia simples para problemas reais: Uso prático de ferramentas digitais para aprimorar serviços”
- 14h às 17h – Campeonato de cosplay