Seminário sobre educação no trânsito atrai grande público na Uniasselvi

Com uma grande presença de público, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) realizou um seminário na noite desta terça-feira (20), no auditório da Uniasselvi, na Villa Schlesser, com o tema “Movimento Maio Amarelo 2025, mobilidade humana, responsabilidade humana. Desacelere. Seu bem maior é a vida”.

Estiveram reunidas diversas autoridades e especialistas em trânsito, segurança e educação com o intuito de debater como salvar vidas nas ruas e estradas em um momento tão preocupante para toda a sociedade.

O objetivo do seminário era conscientizar que o trânsito é um espaço de convivência, onde cada escolha importa. Segurança no trânsito não é apenas uma pauta técnica ou estatística, é uma causa humana, que exige empatia, respeito às leis e, acima de tudo, valorização da vida.

O vice-prefeito e prefeito em exercício, Deco Battisti, esteve presente no evento e parabenizou os organizadores e todos que foram prestigiar o seminário. “Falo com propriedade quando digo que o trânsito tira o nosso bem mais precioso, pois o meu pai perdeu a vida, vítima da imprudência no trânsito”, contou Deco.

“Parabéns ao secretário (de Trânsito) e toda sua equipe que está engajada em trabalhar com a educação”, completou Deco.

O secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade, o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque, Pedro Machado, o coordenador de educação para o Trânsito da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), Adriano Rocha da Silva, o delegado regional da Polícia Civil de Brusque, Fernando de Faveri, além do gestor de trânsito e chefe da educação para o trânsito de Blumenau, Marco Rabello, realizaram diversos discursos relativos ao tema.

A ideia central do evento era chamar a atenção da população para uma direção mais segura. “A Setram não poderia deixar de fazer e promover esse evento, que chama a comunidade, chama a comunidade acadêmica, a população e órgãos de trânsito, inclusive de outros municípios, a fim de discutir esse tema que é de suma importância, que é a educação para o trânsito”, explicou o secretário de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Emerson Luiz Andrade.

O Tenente Coronel Pedro Machado comentou o número de mortes no trânsito, que apenas neste ano chegaram a sete. “A imprudência no trânsito é uma das maiores causas de morte no Brasil e é triste saber que tem pessoas que só vão aprender quando passar pela dor de perder alguém”, comentou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.