Em decretos publicados nesta quinta-feira (22/5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou, em diferentes graus, diversas personalidades brasileiras e estrangeiras com a Ordem de Rio Branco, a mais alta honraria do governo.
Entre os nomes estão o do cantor e compositor Milton Nascimento; o escritor Itamar Vieira Júnior; e do rapper Mano Brown.
Além disso, políticos foram agraciados com a honraria. Os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) foram condecorados com a Grã-Cruz — o mais alto grau da Ordem.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, e a atriz Fernanda Montenegro foram promovidos ao grau máximo da Ordem.
Os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Paulo Paim (PT-RS) e Maria Teresa Leitão (PT-PE), além dos deputados Erika Hilton (PSol-SP), Antonio Brito (PSD-BA), Samia Bonfim (PSol-SP), entre outros, estão na lista.
Confira aqui a relação completa dos agraciados.
Entre os estrangeiros o presidente concedeu a honraria ao historiador norte-americano James Naylor Green, o artista plástico japonês Yutaka Toyota, além de auxiliares de embaixadas.