A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22/5), a Operação Jeremias 22:17, com o objetivo de coletar provas relacionadas ao sequestro de um indivíduo no município de Caracaraí, em Roraima. A ação cumpre 13 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária nos estados de Roraima, Amazonas, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul.
As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Estadual, que conduz as investigações com participação direta da Promotoria de Justiça de Caracaraí (RR).
De acordo com a PF, policiais do Amazonas são suspeitos de sequestrar e torturar a vítima com o objetivo de obter informações sobre o destino de uma carga de cassiterita, mineral estratégico extraído ilegalmente na região. Policiais de Roraima também estariam envolvidos na ação criminosa.
As apurações indicam que os suspeitos integrariam um grupo formado, em tese, para escoltar cargas de minérios extraídos de forma clandestina da Terra Indígena Yanomami (TIY), além de prestar serviços de segurança privada sem autorização legal e atuar de maneira paralela ao Estado para investigar e reprimir supostos roubos de carga.
A operação recebeu o nome de “Jeremias 22:17” em alusão ao versículo bíblico que condena a prática de violência e opressão.