O consumo de café no Brasil despencou quase 16% em abril deste ano, refletindo uma mudança de comportamento do consumidor diante da escalada nos preços.
É o que mostram dados divulgados nesta quinta-feira (22/5) pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
A queda de 15,96% é em comparação com o mesmo período do ano passado, diz a entidade.
Saiba mais
- De acordo com o levantamento, no acumulado entre janeiro e abril de 2025, as vendas de café recuaram 5,13% no país, também em relação ao mesmo período do ano passado, para 4,7 milhões de sacas de 60 quilos.
- Os números divulgados pela Abic se referem às vendas do varejo, que correspondem a algo entre 73% a 78% do consumo interno no país.
- No período de 12 meses até abril, o café ficou 80% mais caro – a maior escalada de preços do produto em 30 anos.
- Entre os diversos tipos de café, o solúvel foi o que registrou a maior alta em abril, novamente na comparação anual (+85%).
- Em seguida, aparecem os cafés gourmet (+56%), tradicional/extraforte (+50%), especial (+42%) e superior (+29%).
Alta de preços
O preço do café tem disparado, sobretudo, por causa dos baixos estoques no Brasil e no mundo.
Apesar do preço nas alturas, a demanda continua aquecida, o que acaba pressionando ainda mais os valores.
Por fim, a produção da safra 2025/2026 foi duramente prejudicada pelo calor e pela seca neste ano.