Uma parceria inédita entre a Microsoft e a plataforma Antstream Arcade trouxe dezenas de jogos retrô para o Xbox Game Pass nesta quarta-feira (21). Todos os assinantes do serviço, independentemente do grau, terão acesso ao “Retro Classics” com mais de 50 games como Pitfall, Grand Prix, Enduro e diversos outros que marcaram época em consoles clássicos.
- Como o Xbox evoluiu desde sua primeira versão
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
Todos os jogadores que utilizam o serviço nos consoles, computadores, Smart TVs Samsung ou LG, dispositivos Amazon Fire TV, óculos de realidade virtual Meta Quest e até em smartphones — que tenham acesso ao catálogo pelo Xbox Cloud Gaming — podem curtir as antigas experiências.
“É um comprometimento com a preservação de jogos e retrocompatibilidade. Eles estarão disponíveis nos consoles, PC e em dispositivos com suporte à nuvem”, disse a Microsoft.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Assim como os membros do Nintendo Switch Online têm acesso aos jogos de plataformas antigas através de aplicativos a parte, o assinante o Xbox Game Pass também terá de fazer o download do Retro Classics através da plataforma para jogar e curtir.

Jogos retrô no Xbox Game Pass
Os títulos disponíveis no Retro Classics do Xbox Game Pass receberam novas funções, como um ranking global em que pode competir com seus amigos, rivais e com toda a comunidade que utiliza o serviço. Além disso, outro recurso que chama a atenção é a habilidade de salvar e carregar seu progresso a qualquer momento.
De acordo com a Microsoft, mais jogos serão adicionados com o passar do tempo. Com produtoras como a Activision e a Blizzard sob seu catálogo, a expectativa é que mais de 100 jogos sejam adicionados daqui em diante — algo que pode ocorrer em dias, semanas ou até meses.
É importante reforçar que a companhia esteve realizando grandes esforços para trazer jogos retrô para a atual geração de consoles. Inclusive, já criaram até uma inteligência artificial que pode ajudar os jogadores em trechos mais complexos e até restaurar os games antigos, chegando a recriar algumas das experiências clássicas como é o caso de Quake II.
Leia também no Canaltech:
- Microsoft testa integração do Steam ao Xbox e Windows
- Senua’s Saga: Hellblade II chega em sua melhor forma ao PS5
- Castlevania está de volta em um formato completamente inusitado
Leia a matéria no Canaltech.