O líquido de arrefecimento é um dos um componentes responsáveis por fazer o motor trabalhar de forma saudável e eficiente. Não é necessário trocá-lo com tanta frequência, mas é essencial ficar de olho durante as revisões do carro.
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Caso você tenha ou já teve um carro antigo, sabe que o motor desses veículos costuma superaquecer, mesmo com a manutenção em dia. Motores mais modernos, no entanto, não passam por este tipo de problema, e o “culpado” é o fluido de arrefecimento e seu sistema. Mas você sabe o que é o líquido de arrefecimento?
O fluido é basicamente uma mistura de água desmineralizada e aditivo do radiador (também chamado de etilenoglicol). Esses dois componentes químicos juntos, na proporção indicada pela fabricante (normalmente 50/50), conseguem elevar o ponto de ebulição e diminuir o de congelamento do líquido, podendo circular por todo o motor controlando a temperatura interna.
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Mas sempre ouvimos daquele amigo ou familiar que se deve colocar apenas água no vaso extensor — nome técnico para o reservatório do líquido de arrefecimento —, não é mesmo? Caso você conheça alguém assim, é melhor compartilhar essa matéria, porque ela pode acabar fundindo o motor do carro por causa de desinformação.
Água comum, água com muita concentração de cálcio ou até mesmo água da chuva, são muito utilizadas de forma errada para controlar a temperatura interna do motor. Mas, como sabemos, assim que essas águas se chocam com a alta temperatura do sistema, acabam evaporando com muita facilidade, podendo ocasionar a “fundição” do motor.
A oxidação de componentes internos também é um problema, já que a alta concentração de minerais destas águas também é prejudicial para o motor.
Como o sistema mantém o motor na temperatura ideal?
O sistema responsável pelo arrefecimento é simples, mas muito eficiente. O líquido passa por todo o motor e é acionado por uma bomba d’água, que o leva para os locais certos através de dutos. Assim, o líquido circula pelo bloco e cabeçote, mantendo a temperatura entre 90ºC e 100ºC, ideal para o funcionamento do carro.
Após sair do reservatório e passar pelos componentes internos do motor, o fluido de arrefecimento também precisa ser resfriado. Então, a válvula termostática se abre e libera a passagem do fluido para o radiador, onde o vento e a ventoinha diminuirão sua temperatura.
Ao voltar a temperatura ideal, o líquido retorna ao motor e reinicia novamente o ciclo, se mantendo para o motor trabalhar de forma correta e saudável.

De quanto em quanto tempo devo trocar o líquido de arrefecimento?
As trocas são relativas e variam de acordo com cada fabricante. A Volkswagen, por exemplo, indica que o líquido de arrefecimento de seus carros deve ser trocado a cada dois anos. Outras instruem após um período maior. Por isso é importante ficar atento ao manual do proprietário.
Mas, é claro, existem excessões. Caso a temperatura do seu carro apresente irregularidades em um tempo menor que o indicado pela montadora, você pode simplesmente levantar o capô para dar uma olhada no reservatório.
Se o líquido estiver abaixo do mínimo, é bem provável que haja um vazamento, já que o fluido de arrefecimento não evapora. Se ele estiver normal, é indicado levar o carro em uma concessionária para averiguar o problema.
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