Lula recebe presidente da Angola, importador de aço e carne brasileira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe o presidente de Angola, João Lourenço, nesta sexta-feira (23/5), para uma visita de Estado, no Palácio do Planalto. O encontro ocorre durante a Semana da África no Brasil e, também, ao evento 2º Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural.

A visita reforça a aproximação entre os dois países. Em 2023, o petista visitou o país africano, quando foram assinados sete acordos e memorandos técnicos entre as duas nações, dentro das áreas de turismo, saúde, educação e agricultura.

Leia também
  • Mundo

    Brasil abre consulado em Angola e embaixadas na África e no Caribe
  • Brasil

    Lula em Angola: Conselho de Segurança da ONU não faz paz, faz guerra
  • Brasil

    Em Angola, Lula volta a questionar dívida de países africanos com FMI
  • Brasil

    Lula diz que governo quer abrir consulado em Angola

No ano passado, por exemplo, as exportações brasileiras para Angola tiveram um aumento de 20,2% em comparação com o ano anterior, subindo para US$ 492,7 milhões. Com a venda principalmente de açúcares, carnes de aves, carnes suínas e petróleo.

Sendo a compra de carne de aves, frescas ou congeladas, 20% das exportações brasileiras para o país africano, segundo o portal de estatísticas do comércio externo do Brasil (Comexstat).

Já em 2025, entre janeiro e abril, as exportações do Brasil para Angola atingiram US$ 190,9 milhões, uma variação de 28,6% em relação com o mesmo período do ano passado. Neste ano, os principais produtos vendidos para o parceiro comercial são aço, melaço e carne de aves.

Além do tradicional almoço oferecido pelo presidente da República e a primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, o chefe de Estado de Angola deverá se encontrar com representantes rurais na tarde desta sexta acompanhado do chefe do Palácio do Planalto.

Alerta na exportação de carne de aves

A exportação de carne de aves brasileira, um dos principais produtos vendidos para Angola, ganhou atenção internacional, depois que o país registrou o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial, no Rio Grande do Sul.

Gripe aviária

  • A gripe aviária, também conhecida como influenza aviária, é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta, em especial, aves, mas também pode se espalhar entre outros animais.
  • Depois do registro da doença no Sul do Brasil, o Ministério da Agricultura estabeleceu diferentes protocolos para evitar que a gripe aviária se espalhasse pelo Brasil.
  • Uma das medidas adotadas pela pasta de Carlos Fávaro é a identificação de estabelecimentos rurais em um raio de 10 quilômetros da granja atingida para vistorias.
  • Dados de quinta-feira (22/5) do Ministério da Agricultura indicam que há apenas um foco da doença em investigação.

Nesta semana, em reunião com representantes do BRICS, o ministro do Comércio e vice-presidente, Geraldo Alckmin, destacou a rapidez do Brasil em conter a doença. “A gripe aviária, ela existe em vários lugares do mundo, é vírus, então você vê um episódio aqui, tem um episódio lá. O importante é que a ação brasileira, do embargo, ela foi muito rápida, ela foi imediata no sentido de isolar a área.”

A doença foi detectada pela primeira vez em 2023, quando dois animais da Thalasseus acuflavidus, popularmente chamado de Trinta-réis-bando, apresentaram o vírus no litoral do Espírito Santo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.