No maravilhoso mundo da Disney, o céu é o limite para a criação de histórias fantásticas que, de tão atemporais, são queridas pelo público até os dias de hoje. Você, com certeza, deve ter passado a infância na companhia de diversos filmes clássicos da empresa do Mickey, assim como muita gente que também cresceu assistindo às produções do estúdio.
- 7 animações da Disney que viraram filmes live-action
- Tudo sobre a versão live-action de Lilo & Stitch
Clássicos da Disney que marcaram a infância de muita gente
Em clima de nostalgia, o Canaltech selecionou 10 clássicos da Disney que marcaram a infância de várias pessoas com histórias de princesas, brinquedos falantes e até mesmo um alienígena azul. Confira mais detalhes sobre os filmes a seguir:
- Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
- Pinóquio (1940)
- Bambi (1942)
- Cinderela (1950)
- Peter Pan (1953)
- A Bela e a Fera (1991)
- Aladdin (1992)
- O Rei Leão (1994)
- Toy Story (1995)
- Lilo & Stitch (2002)
Branca de Neve e os Sete Anões
Lançado na década de 1930, Branca de Neve e os Sete Anões não foi um marco apenas na vida de quem assistia à animação na infância. Isso porque o longa-metragem foi o responsável por apresentar ao mundo a primeira princesa da história da Disney, influenciando gerações com tudo que um bom conto de fadas tem para oferecer.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Inspirada na obra dos Irmãos Grimm, a trama de Branca de Neve e os Sete Anões conta a história de Branca de Neve, uma jovem princesa solitária que vive com uma madrasta invejosa. Quando a madrasta decide matá-la, a princesa foge para a floresta e passa a viver com sete anões de personalidades marcantes, mas sua paz logo é interrompida quando a Rainha Má descobre que ela está viva e decide terminar o serviço.
Branca de Neve e os Sete Anões está disponível para streaming no Disney+.
Pinóquio
Mais um clássico influente da Disney até os dias de hoje é Pinóquio. A história do boneco de madeira que sonha em ser um menino de verdade ganhou diversas adaptações ao longo dos anos, mas é a animação de 1940 que sempre é lembrada por aqueles que tiveram o personagem como companheiro na infância.
Em Pinóquio, um carpinteiro chamado Geppetto faz um boneco de madeira que ganha vida depois que a Fada Azul realiza um desejo seu. Há, porém, uma condição para que o boneco se transforme em um menino de verdade: ele precisa ser obediente. Mas a tarefa é mais complicada do que Pinóquio achava, já que uma série de obstáculos atrapalha a missão.
Pinóquio está disponível para streaming no Disney+.
Bambi
Atire a primeira pedra quem não chorou pelo menos uma vez assistindo ao filme Bambi. Uma das animações mais clássicas e queridas da Disney, Bambi segue emocionando o público até os dias de hoje com a história de um cervo que aprende a ver o lado bom da vida em meio às dificuldades.
Na trama, Bambi é um cervo que, logo filhote, recebe o título de príncipe da floresta por causa do legado do pai. Mas quando uma tragédia acontece, Bambi se vê obrigado a passar por um processo de amadurecimento repleto de obstáculos, percebendo a importância de contar com o apoio de outros animais.
Bambi está disponível para streaming no Disney+.
Cinderela
Outra princesa que também marcou a infância de muita gente foi Cinderela, que ganhou seu primeiro filme animado em 1950. Baseado no conto do escritor francês Charles Perrault, Cinderela é uma das histórias mais populares da ficção, uma fama que foi impulsionada pela clássica animação da Disney.
Na trama, acompanhamos a jornada de Cinderela, uma jovem que vive com a madrasta e as duas filhas dela. Obrigada a servir como empregada da casa, seus únicos amigos são os animais que habitam ali, até que ela descobre que um baile para que o príncipe encontre o amor verdadeiro vai acontecer na cidade.
Proibida de ir, Cinderela acaba ganhando a sorte grande quando a Fada Madrinha surge em seu caminho com as condições ideias para ir à festa. Porém, Cinderela precisa voltar para casa antes da meia-noite, antes do feitiço ser desfeito.
Cinderela está disponível para streaming no Disney+.
Peter Pan
A história do menino que não queria crescer impactou a vida de muitas crianças desde que chegou aos cinemas pelo estúdio do Mickey, em 1953. Intitulado apenas Peter Pan, o filme apresentou ao mundo a história de um garoto que vivia em uma ilha mágica chamada Terra do Nunca, onde a imaginação reinava.
Com diversas adaptações feitas ao longo dos anos, Peter Pan segue a jornada de Wendy e seus irmãos pela terra encantada de Peter Pan, enquanto eles enfrentam o perigoso pirata Capitão Gancho.
Peter Pan está disponível para streaming no Disney+.
A Bela e a Fera
Mais um clássico da Disney que ainda arranca lágrimas do público que cresceu na companhia dele é A Bela e a Fera. Responsável por incluir no seleto grupo de realezas do estúdio mais uma princesa, o filme tem uma das trilhas sonoras mais icônicas da empresa do Mickey e marcou a vida de muita gente com uma emocionante história de amor.
Na animação, Bela é uma jovem que tem uma vida tranquila em uma pacata cidade francesa. Até que seu pai viaja para expor suas invenções e acaba preso em um castelo onde vive uma terrível Fera. Em troca da liberdade do pai, Bela aceita ficar presa no castelo para sempre, descobrindo que a Fera é, na verdade, um príncipe amaldiçoado que, para voltar a ser humano, precisa encontrar o amor verdadeiro.
A Bela e a Fera está disponível para streaming no Disney+.
Aladdin
Quem nunca sonhou em andar em um tapete voador assim como Aladdin? Mais um clássico da Disney que marcou a infância de muita gente, Aladdin chegou aos cinemas na década de 1990, apresentando personagens que logo entraram no panteão de celebridades do estúdio, como o próprio protagonista e o Gênio.
Em Aladdin, acompanhamos a jornada de um jovem que recebe a oportunidade de ter três desejos atendidos após libertar o Gênio de uma lâmpada. Mas a sorte logo se vira contra ele quando o terrível Jafar entra em seu caminho para atrapalhar sua relação com a princesa Jasmine.
Aladdin está disponível para streaming no Disney+.
O Rei Leão
Outro clássico da Disney que, com certeza, se fez presente na infância de muitas pessoas foi O Rei Leão. Com uma trilha sonora inesquecível, o longa marcou um dos grandes sucessos do estúdio, ganhando diversas adaptações ao longo dos anos para diversas mídias.
No filme, Simba é um jovem leão cujo pai, Mufasa, é o rei da selva. Destinado a seguir os passos do pai, Simba logo se vê diante de um grande desafio quando o malvado tio Scar planeja uma emboscada para roubar o trono de Mufasa, o que acaba provocando uma tragédia que faz com que Simba fuja para longe de casa. Já adulto, ele conta com a ajuda de novos amigos para recuperar o legado do pai.
O Rei Leão está disponível para streaming no Disney+.
Toy Story
Primeira animação a ser compilada por computação gráfica, Toy Story foi um marco para a Disney e para muita gente que, durante a infância, também queria que seus brinquedos falassem. O longa-metragem que apresentou ao mundo os icônicos Woody e Buzz Lightyear chegou aos cinemas em 1995, marcando também a primeira parceria entre a Pixar e o estúdio do Mickey.
Em Toy Story, os brinquedos de Andy estão preocupados em serem substituídos, caso o garoto ganhe apetrechos mais interessantes em seu aniversário. Para a tristeza deles, é exatamente isso que acontece quando Buzz Lightyear, um patrulheiro espacial, rouba a atenção do menino, provocando ciúmes em Woody, um caubói que faz um plano para “resolver” a situação, mas que acaba tomando proporções inusitadas.
Toy Story está disponível para streaming no Disney+.
Lilo & Stitch
De volta aos cinemas com uma versão live-action, Lilo & Stitch fez a alegria das crianças nos anos 2000 com a história de uma garota e sua amizade com um fofíssimo alienígena azul. Trazendo uma mensagem sobre a importância da família, o longa segue como um dos mais queridos do estúdio até hoje.
Na trama, Lilo é uma garota que adora cuidar de animais. Quando, certo dia, ela encontra um cachorro diferente e se afeiçoa por ele, a menina decide adotá-lo apenas para descobrir que, na verdade, o bichinho é Stitch, um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia.
Lilo & Stitch está disponível para streaming no Disney+.
Leia também:
- Os 15 melhores filmes da Disney em desenho para a criançada
- 7 filmes da Disney que envelheceram muito mal
- 6 filmes infantis da Pixar que fazem adulto chorar
Leia a matéria no Canaltech.