Enquanto algumas aves se destacam na natureza por suas plumagens, outras chamam a atenção por suas caudas extravagantes ou padrões únicos. A combinação de cores, as formas incomuns e as texturas de tirar o fôlego compõem as aves mais bonitas do mundo.
São fatores que vão além da estética e podem cumprir funções importantes no comportamento das espécies, como a atração de parceiros, camuflagem ou a comunicação entre indivíduos.
- Os 10 animais mais estranhos do mundo — alguns parecem de outro planeta
- 10 animais mais raros do mundo que só conseguem viver num único habitat
10. Ararajuba

A ararajuba tem uma plumagem toda amarela com toques verdes, lembrando o ouro, motivo pelo qual é também conhecida como “ave dourada”. Além da coloração intensa, fatores como o voo ágil e o comportamento social chamam a atenção nessa espécie.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
9. Quetzal-resplandecente

Símbolo sagrado das culturas maia e asteca, o quetzal-resplandecente habita florestas nubladas da América Central. O destaque vai para a plumagem verde-esmeralda com reflexos metálicos, peito vermelho vivo e cauda longa e fluida.
8. Turaco-violeta

A plumagem do turaco-violeta é predominantemente roxa com reflexos metálicos, contrastando com um topete e asas vermelhas que se revelam durante o voo. Os olhos são rodeados por um anel amarelo intenso, e o bico também apresenta coloração amarela viva.
7. Flamingo

O flamingo impressiona pela forma (longas pernas e pescoço elegante), mas o que realmente destaca essa ave é sua coloração rosa vibrante, resultado da alimentação rica em carotenoides.
6. Arara-azul-grande

A maior espécie de arara do mundo, a arara-azul é um ícone da fauna brasileira. Seu corpo é coberto por uma intensa plumagem azul cobalto, contrastando com detalhes amarelos ao redor dos olhos e do bico. Sua imponência e carisma fazem dela uma das aves mais admiradas do planeta.
5. Faisão-dourado

Nativo da China, o faisão-dourado parece uma criatura saída de um conto de fadas. O macho exibe uma combinação de vermelho, dourado, azul e verde, além de uma crista volumosa e uma cauda longa e decorada. Essa espécie é símbolo de sorte e beleza em diversas culturas asiáticas.
4. Pombo-de-Nicobar

O pombo-de-Nicobar merece um espaço entre as aves mais bonitas. Essa exótica ave das ilhas do sudeste asiático impressiona por sua plumagem metálica que reflete verdes, azuis e bronze em camadas que lembram escamas. É como se estivesse vestindo uma armadura brilhante, com um toque futurista e selvagem ao mesmo tempo.
3. Pavão-indiano

Nenhuma lista de aves mais bonitas do mundo estaria completa sem o pavão. Seu leque de penas da cauda é uma das exibições mais famosas da natureza, com olhos coloridos em tons de azul, verde e dourado. O ritual de corte do macho, abrindo as penas em forma de leque, é um espetáculo visual inigualável.
2. Ave-do-paraíso-de-Wilson

Quase no topo do nosso ranking está a ave-do-paraíso-de-Wilson. O macho possui ainda dois fios curvos saindo da cauda e uma cúpula azul sem penas no topo da cabeça, então a forma é diferente de tudo o que você já viu, parecendo uma escultura feita pela natureza.
1. Pato-mandarim

Vencedor da nossa lista de animais mais bonitos, o pato-mandarim não tinha como ficar em outro lugar nesse ranking de aves mais bonitas do mundo. É um espetáculo visual que representa amor e fidelidade em várias culturas. O macho possui uma plumagem que mistura laranja, azul, verde, roxo e branco, com penas em forma de leque e uma crista alongada. Seu brilho metálico e contrastes harmoniosos tornam essa ave hipnotizante e fotogênica.
Leia também:
- Aves da Austrália brilham de modo único sob luz ultravioleta; veja
- 10 superpoderes mais interessantes do mundo animal que te deixariam com inveja
VÍDEO | ROBÔ PÁSSARO
Leia a matéria no Canaltech.