O Brasil contabiliza atualmente 18 investigações em andamento de casos suspeitos de gripe aviária, conforme atualização mais recente da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura, às 13h deste domingo (25).
As investigações seguem com coleta de amostras, mas até o momento não há resultados laboratoriais conclusivos. Na manhã deste domingo, o número de casos sob análise era de 20, indicando que algumas investigações foram encerradas.
Suspeitas envolvem granjas, criações domésticas e aves silvestres
Entre as investigações, duas são em estabelecimentos comerciais: uma granja de pintinhos de cinco dias em Ipumirim, Santa Catarina, e um abatedouro de aves em Aguiarnópolis, Tocantins.
Outras 11 investigações estão relacionadas a aves de subsistência, distribuídas nos seguintes municípios:
- Capela de Santana (RS)
- Triunfo (RS)
- Tigrinhos (SC)
- Concórdia (SC)
- Belo Horizonte (MG)
- Barro Alto (GO)
- Aurelino Leal (BA)
- Salitre (CE)
- Quixadá (CE)
- Eldorado do Carajás (PA)
- Abel Figueiredo (PA)
Além disso, há cinco casos suspeitos envolvendo aves silvestres em:
- Canoas (RS)
- Belo Horizonte (MG)
- Mateus Leme (MG)
- Ilhéus (BA)
- Icapuí (CE)
Investigações são rotina no sistema de defesa agropecuária
O Ministério da Agricultura esclarece que essas investigações são procedimentos corriqueiros no sistema nacional de defesa agropecuária, visto que a notificação de casos suspeitos é obrigatória.
A influenza aviária de alta patogenicidade, causada pelo vírus H5N1, exige notificação imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal. Por isso, produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço e demais profissionais envolvidos com criação de animais devem comunicar rapidamente qualquer suspeita ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).
Mais de 2.500 investigações desde maio de 2023
Desde maio de 2023, quando o Brasil registrou o primeiro caso de gripe aviária em uma ave silvestre, o país já realizou mais de 2.500 investigações de suspeitas da doença, segundo dados do Ministério da Agricultura.
Atualmente, há um caso confirmado em granja comercial no país, localizado em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), em um matrizeiro de aves.
País soma 168 registros da doença em animais
No total, o Brasil já contabiliza 168 registros da gripe aviária em animais, sendo:
- 164 casos em aves silvestres
- 4 casos em leões-marinhos
- 3 focos em produções domésticas de subsistência
- 1 foco em produção comercial
O monitoramento segue intensificado em todo o território nacional para prevenir a disseminação do vírus.