Ter gatos em casa pode parecer uma solução para aqueles que não são hábeis em matar lagartos ou baratas, bem como outros tipos de répteis e insetos. Os “visitantes” indesejados pode causar uma verdadeira dor de cabeça, porém, deixar seu pet comê-los pode trazer uma outra — e ainda maior.
Leia também
-
É o bicho!
Mito ou verdade: cachorro pode comer ração para gatos?
-
É o bicho!
Ter estas plantas em casa pode matar o seu gato; descubra quais são
-
É o bicho!
Perigo! Saiba quais plantas são tóxicas para cachorros e gatos
Os gatos são dotados de um espírito de caça, traço que persistiu apesar da domesticação desses animais.
Por isso, a atenção redobrada e a necessidade de encontrar presas no ambiente onde eles vivem é algo comum nesses pets. Entretanto, segundo o biólogo Fabiano Soares, permitir que os gatos comam essas presas pode ser perigoso à saúde dos bichanos.
As lagartixas, apesar de serem inofensivas aos seres humanos, podem trazer problemas aos felinos que tentarem comê-las. Caso engolido pelo pet, o lagarto pode transmitir um parasita ao animal. Soares alerta que um parasita, chamado Platytnosomum fastosum, é um verme que pode causar a platinossomose felina. “O ciclo é complexo, e ele envolve justamente as lagartixas como hospedeiras intermediárias”, descreve.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Os gatos são bastante territorialistas
Getty Images2 de 4
As fitas chamam a atenção dos felinos
Getty Images3 de 4
Os bichanos podem viver em harmonia
Getty Images4 de 4
Oferecer brinquedos interativos deixam o pet entretido
Getty Images
Uma vez que o pet engole a lagartixa infectada, pode acabar contraindo o parasita, que irá se alojar no fígado e ductos biliares do bichano. Apesar de silenciosa, essa doença pode evoluir para problemas sérios, como hepatite, icterícia e perda de peso — em alguns casos, levando até à morte.
Ratos e baratas
Eles nem sempre comem as presas, mas os ratos e baratas não escapam da contraindicação. Soares adverte que permitir que o seu gato coma um rato que ele caçou em casa também pode trazer riscos. Um deles é da transmissão da leptospirose, doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira.
As baratas, por sua vez, são consideradas vetores mecânicos, ou seja, por transitar em esgotos, elas são capazes de carregar bactérias e fungos. Um dos exemplos é a bactéria da Salmonella, ou mesmo a Escherichia Coli. “Elas podem causar gastrointerites, vômitos e diarreias. São bactérias ligadas ao trato gastrointestinal”, alerta.
Deixar os gatos comerem baratas pode causar até mesmo a febre tifoide nos felinos. A doença infecciosa bacteriana é causada pela bactéria Salmonella Typhi. As baratas ainda podem carregar fungos causam micoses e alergias aos gatos. Por isso, o ideal é deixar os gatinhos longes das pragas domésticas – ou, ao menos, evitar que eles se alimentem delas.