Duas novas gigantes chinesas chegaram ao Brasil. Do Grupo Chery, a Omoda e a Jaecoo estrearam com a oferta de dois modelos: o Omoda E5 e o Jaecoo 7. Presente em mais de 40 países e com mais de 510 mil vendas acumuladas — tudo em dois anos — é considerada a montadora com crescimento mais rápido no mundo.
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Em entrevista à coluna, o presidente da Omoda e Jaecoo Brasil, Si Fenghuo, contou que os veículos já lançados foram pensados para os brasileiros, falou sobre as expectativas da montadora no país e da previsão de investimentos. Confira:
Dinheiro & Negócios – Recentemente, acompanhamos aqui no Brasil a chegada de duas montadoras chinesas de veículos elétricos que tiveram destinos distintos: a BYD, que conquistou participação de mercado e segue em expansão, e a Seres, que deixou o país após vender apenas alguns poucos carros. Na sua opinião, o que torna o Brasil um mercado atrativo? E quais são os principais desafios?
Si Fenghuo – O Brasil é o sexto maior mercado automotivo do mundo e o número i, em toda a América Latina. Estar aqui é uma questão de alcance para empresas que realmente desejam se tornar globais e superar suas próprias barreiras. Acima de tudo, possui um dos mercados consumidores mais promissores, com uma população diversa, mas com um apetite comum: inovação. É exatamente isso que queremos oferecer a eles.
Dinheiro & Negócios – E quanto a Brasília?
Si Fenghuo – Brasília concentra a maior proporção de veículos eletrificados no Brasil em comparação à sua frota total, por isso é igualmente importante termos um ótimo desempenho nessa cidade, para mostrar a qualidade dos nossos produtos e de parceiros locais, como a Primavia.
Dinheiro & Negócios – Os veículos da Omoda são um sucesso de vendas em países europeus, como a Espanha, superando montadoras europeias tradicionais. A que a empresa atribui esse sucesso? Espera que o mercado brasileiro responda de forma semelhante?
Si Fenghuo – Como a empresa que lidera as exportações de veículos da China há 22 anos consecutivos, temos fortalecido continuamente nossa presença global. Assim como nos mercados europeus, nossa expectativa é alcançar o mesmo nível de sucesso no Brasil. Isso é possível graças a vários pilares: logística: ampla e regionalizada. A estratégia deve ser cautelosa para atender a todas as demandas, região por região; Concorrência: sendo um mercado bem estabelecido, com muitas montadoras tradicionais, a entrada de novos concorrentes é altamente competitiva. Precisamos trabalhar ainda mais; Regulamentação: é essencial cumprir todos os requisitos em um mercado tão dinâmico. Isso exige resiliência e muito trabalho. Ou seja, trata-se de um mercado maduro.
Dinheiro & Negócios – Quais são os principais diferenciais dos veículos Omoda?
Si Fenghuo – Alta tecnologia e qualidade, totalmente equipados com os sistemas de propulsão de Novas Energias (NEV) mais avançados do mundo. Além disso, nossa proposta é inovadora: dois conceitos distintos sob a mesma marca. Omoda: urbano, moderno, crossovers, estilo de vida lohas. Jaecoo: off-road, robustez, tração integral, nova elite.
Dinheiro & Negócios – Quais são os planos da Omoda para o Brasil nos próximos anos?
Si Fenghuo – Estamos no Brasil para os brasileiros. Nossos produtos foram cuidadosamente desenvolvidos para atender às necessidades dos nossos clientes. Estamos presentes no Brasil há dois anos com a Omoda e Jaecoo, mas há mais de 15 anos com o grupo Chery International. Só começamos a vender o Omoda 5 e o Jaecoo 7 agora, em abril, porque era importante primeiro preparar o terreno e ouvir a voz dos consumidores brasileiros para entender o que eles realmente precisam. É isso que fazemos: oferecemos um excelente produto, uma rede de concessionárias bem estruturada e um sistema de pós-vendas avançado. Leva tempo para conquistar o centro das atenções desse cliente nacional. E temos plena consciência da importância da fabricação local, um tema que já estamos tratando também.