A empresa de foguetes SpaceX, do bilionário Elon Musk, fez na noite desta terça-feira (27/5), o nono lançamento da nave espacial Starship, em Boca Chica, no estado do Texas, nos Estados Unidos. A experiência, no entanto, não foi bem-sucedida e acabou havendo uma explosão, a terceira consecutiva.
A organização privada de exploração do espaço divulgou na rede social X que houve uma “rápida desmontagem não programada”, após o lançamento.
“Como se o teste de voo não fosse emocionante o suficiente, a Starship sofreu uma rápida desmontagem não programada. As equipes continuarão analisando os dados e trabalhando para o nosso próximo teste de voo”, explicou na postagem.
Veja detalhes da missão
- De acordo com a SpaceX, nesta nova tentativa, foi a primeira vez que o propulsor Super Heavy foi reutilizado.
- Segundo a empresa, o equipamento usado no sétimo lançamento da Starship passou por reparos para a nova utilização em voo.
- O uso da ideia é para que, no futuro, esse tipo de propulsor seja reutilizado várias vezes ao dia.
Veja o vídeo:
Liftoff of Starship! pic.twitter.com/aXAwLkRbuK
— SpaceX (@SpaceX) May 27, 2025
Ainda no texto, a SpaceX afirmou que o sucesso virá com o aprendizado e que o teste desta terça vai ajudar no desenvolvimento da exploração multiplanetária.
Antes do lançamento, a empresa divulgou que a missão seria realizada com a reutilização do propulsor Super Heavy. No entanto, apenas com alguns componentes novos. A maioria deles já foi utilizada em outros voos.
Explosões
Houve duas explosões anteriores consecutivas nos lançamentos da Starship. Nelas, a SpaceX perdeu contato com a Starship poucos minutos após o lançamento. As duas tentativas terminaram com a explosão dos dois exemplares. Os destroços chegaram a prejudicar a circulação de voos comerciais no Haiti e nas Bahamas, ambos no Caribe.
Leia também
-
Mundo
Após explosões, SpaceX lança nave Starship; saiba mais sobre a missão
-
Igor Gadelha
Vídeo: Motta e Barroso se reúnem em NY com a SpaceX, de Elon Musk
-
Mundo
SpaceX, de Musk, inicia voo tripulado histórico em órbita polar
-
Projeto Comprova
Musk não anunciou abertura de fábricas da Tesla e SpaceX no Brasil
O voo desta terça foi o primeiro após a criação oficial da Starbase, cidade na região da sede da SpaceX, onde foi o lançamento. O primeiro lançamento da Starship, considerada a maior nave do mundo, foi realizado em abril de 2023.