A primeira impressão que se tem de um item de moda, na rua ou em lojas, é criada pelo visual. Esse poderoso contato inicial tem grande impacto pelas cores, que passam a ser características de marcas tradicionais. As tonalidades são, também, forma estratégica de alcançar — e influenciar — o consumidor, técnica usada em indústrias como a da moda.
Vem saber mais!
Verde Bottega
Exclusividade das cores
No mundo da moda, as cores se transformam em parte da identidade de marcas, muitas vezes funcionando como um atalho visual ou até mesmo substituindo a função de logotipos.
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Marcas de luxo, como Tiffany & Co., com seu azul registrado pela Pantone, a Hermès, com o laranja vibrante e a Louboutin, com o vermelho que já virou caso de tribunal, são exemplos da utilização de tonalidades como referência estética, construída ao longo de décadas.
Blake Lively em vestido “azul Tiffany”
Hermès tem o laranja como assinatura
“Vermelho Louboutin” gerou longos processos
Mais recentemente, a Bottega Veneta intensificou o uso do Parakeet Green e a Valentino lançou o Valentino Pink PP, um rosa-choque vibrante desenvolvido com a Pantone, que dominou as campanhas. Em 2021, a linha de moda esportiva lançada pelo ex-jogador de futebol americano Tom Brady também desenvolveu uma cor em parceria com a empresa especializada na área, inspirando-se nas tonalidades do New England Patriots, time no qual o atleta jogou durante 20 temporadas.
Bottega Veneta e o inconfundível tom de verde
Pink PP, cor referência da Valentino
Item da coleção lançada por Tom Brady
Cores como estratégia na moda
As cores exercem uma influência profunda e subconsciente sobre o comportamento do consumidor. A chamada psicologia das cores é uma ferramenta poderosa nos negócios, já que os humanos reagem aos diferentes tons em níveis psicológicos e culturais.
De acordo com essa teoria, o vermelho transmite energia e poder; o azul representa confiança, calma e confiabilidade; o preto é associado à sofisticação, luxo e atemporalidade; o branco simboliza pureza e simplicidade; o verde pode sugerir eco-consciência ou frescor; e o amarelo e o laranja evocam alegria e entusiasmo.
Vermelho transmite energia e poder
Preto é associado ao luxo
Cor amarela passa a ideia de alegria
A percepção de valor dos produtos também está ligada à cor, com tons neutros e escuros frequentemente sendo percebidos como mais “caros”. Contudo, o significado das cores não é universal, já que contextos culturais e demográficos moldam significativamente a forma como são percebidas. Enquanto o preto é elegante no Ocidente, por exemplo, ele pode simbolizar luto em outras culturas e ocasiões, assim como o vermelho é sinal de sorte na China.
Tons neutros
Ao entender o profundo impacto psicológico, emocional e cultural das cores, as marcas criam coleções que não apenas agradam visualmente, mas também impulsionam vendas, constroem confiança e tornam seus produtos mais memoráveis. Exemplo do poder comercial das cores pode ser visto em campanhas de grandes grifes.
No vídeo abaixo, veja um exemplo da Valentino, com o rosa característico da marca: