Pesquisadores da empresa de cibersegurança Aim Security identificaram uma falha no Microsoft 365 Copilot, serviço de IA para a suíte de produtividade da empresa, capaz de expor dados de conversas com o chatbot. A MS afirma que já corrigiu o problema e não houve vazamento de informações dos usuários.
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A vulnerabilidade recebeu o nome de “EchoLeak” e foi classificada como uma ameaça de clique zero — caso houvesse um ataque, os invasores não precisariam forçar nenhuma ação da vítima para ter acesso aos dados.
Segundo a Aim Security, bastaria apenas enviar um e-mail para uma conta vinculada ao 365 Copilot para explorar a falha — a configuração padrão do serviço permite que a IA analise e-mails externos, então isso já poderia abrir uma brecha para ataques.
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O ataque seria capaz de vazar o histórico de interações com o Copilot (que pode incluir dados sensíveis das empresas), além de nomes de funcionários e outras informações da companhia. Mesmo com uma correção, a empresa alerta para o perigo de novos ataques diretos contra agentes de IA e que não dependam apenas de um comportamento específico das vítimas.

Microsoft corrigiu problema
A Microsoft foi alertada sobre o problema em janeiro deste ano e testou possíveis soluções até o mês, segundo o site Fortune, mas a correção final para o problema foi liberada em maio através de uma atualização de servidor para o 365 Copilot.
A Gigante de Redmond informa que nenhum consumidor foi afetado pelo problema, sem vazamento de dados — isso significa que os clientes não precisam tomar nenhuma medida adicional.
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