Os fãs de documentários de vida selvagem têm uma bela novidade para conferir no streaming. O Disney+ estreia nesta segunda-feira (22) o longa-metragem Tigre, focado no felino que tanto suscita admiração e curiosidade por pessoas do mundo inteiro.
- Os 10 melhores documentários sobre vida marinha para assistir online
- Os melhores documentários do NatGeo para assistir no Disney+
Produzido sob o selo do Disneynature, o lançamento faz parte das celebrações do Dia Mundial da Terra, comemorado nesta segunda. Para isso, o documentário narrado pela atriz Priyanka Chopra Jonas (Matrix Resurrections) acompanha uma jovem tigresa ao lado de seus filhotes em uma floresta da Índia.
Para os amantes de animais ou mesmo para quem gosta de ver cenas fofinhas, a interação da mãe com os filhotes é o ponto alto da produção, mas o fato é que o filme mostra não só a rotina de uma das espécies mais majestosas do planeta, mas também os riscos que criaturas como essa enfrentam no atual momento do planeta, com mudanças climáticas e a própria ameaça direta humana.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
O lançamento de Tigre é resultado de um longo e complexo período de gravação. Ao todo, foram 1500 dias de filmagem para captar todas as imagens dessa família de felinos. O longo período serviu não apenas para registrar diferentes momentos dos animais, mas também o crescimento dos filhotes, a dinâmica familiar ao longo desses quatro anos e as próprias transformações no ambiente à sua volta. Isso tudo, é claro, buscando não interferir na rotina dos animais em seu habitat natural.
Mergulhando na mítica do tigre
Embora o nome de Chopra Jonas seja um dos que mais chamam a atenção à primeira vista, Tigre conta com os outros grandes nomes por trás das câmeras — incluindo de um dos responsáveis por algumas das animações clássicas da Disney.
Roy Conli é um dos produtores do documentário e contou ao Canaltech como o produtor de filmes como O Corcunda de Notre Dame, Enrolados e Operação Big Hero passou a se envolver também em histórias que mostram mais da vida selvagem em nosso planeta. E foi justamente o Dia Mundial da Terra que o trouxe para essa posição tão peculiar.
“Sempre me considerei um campeão do planeta. Eu lembro do primeiro Dia da Terra [na década de 1970, nos EUA, antes de ser colocada no calendário global pela ONU], em que eu estava na escola e aquilo me impactou demais. Vivemos em um planeta incrível e acho muito importante divulgar histórias para que as pessoas reflitam a majestade do mundo natural. Quero que elas entendam e valorizem isso”.
Em relação a Tigre, Conli conta que o documentário sempre foi um projeto muito querido da Disneynature pelo simples fato de ser um dos animais mais amados por todos os funcionários de toda a empresa do Mickey Mouse.
Ele revela que, quando começou a trabalhar no selo, em 2015, fez uma pequena enquete na Disney Animation para descobrir qual era a espécie mais querida pela equipe. “E o tigre foi inquestionavelmente o número um”, conta. “As pessoas adoram tigres porque, acima de tudo, ele desempenha um papel importante em nossos mitos e em nossas histórias. Eles são vilões, heróis, são criaturas incríveis”.
E embora se revele uma pessoa mais próxima dos elefantes do que dos felinos listrados, Conli destaca uma característica marcante dos tigres que lhe chamou ainda mais a atenção no documentário da Disney: os olhos.
“Quando você olha nos olhos daquela criatura incrível, você vê senciência, vê processo de pensamento, vê emoção. E quando se trata de contar histórias, fica fácil focar em uma mãe que protege seus filhos enquanto os leva à própria independência.
Tigre já está disponível no Disney+.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Google destaca o combate às mudanças climáticas no Dia da Terra
- X-Men confirma o que torna a raça mutante uma espécie imbatível
- Pico da chuva de meteoros Líridas começa no domingo (21)
- Microsoft revela IA que transforma fotos em “cabeças falantes”
- Guerra Civil | 5 razões pelas quais você precisa ver o filme de Wagner Moura
- Já teve covid? Seu sistema imunológico melhora após 2 anos