Apple Watch com tela Micro LED pode ter sido cancelado

Após supostamente ter enfrentado diversos problemas no processo de fabricação, a Apple pode ter desistido de iniciar a adoção da tecnologia de painéis Micro LED no Apple Watch, cancelando o projeto por completo. Pelo menos é o que indicam novos rumores divulgados pelo renomado analista e leaker Ming-Chi Kuo, curiosamente apoiados pelo relatório financeiro mais recente da OSRAM, fabricante alemã de sistemas de iluminação especulada como principal fornecedora de Micro LED para a Maçã.

  • Apple Vision Pro tem queda expressiva de demanda, aponta analista
  • IA da Apple vai “abrir novos caminhos”, garante Tim Cook

Em documento divulgado nesta semana, a ams OSRAM (grupo ao qual a OSRAM pertence) indicou que estaria reestruturando seus esforços de desenvolvimento e produção de tecnologia Micro LED após o cancelamento de um cliente, responsável por um projeto que seria “o pilar” do programa da empresa relacionado a essa tecnologia. Não há menção direta a qual seria o cliente ou o projeto, mas observando os rumores, é provável que a informação se refira à Apple.

Relatório financeiro mais recente da OSRAM levantou suspeitas sobre um possível cancelamento do Apple Watch com tela Mini LED — ponto reforçado por novos rumores (Imagem: Divulgação/Apple)

Desde que as especulações em torno da transição da Maçã para o Micro LED começaram, diversas fontes apontavam que a empresa utilizaria tecnologia da OSRAM. Esses rumores indicavam que o processo começaria com o lançamento de um Apple Watch, diante do tamanho reduzido do display do relógio, algo que poderia reduzir os custos. Mesmo com essa estratégia, a dona do iPhone estaria enfrentando grandes obstáculos, em especial com o preço e o rendimento do processo de fabricação.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

As unidades de testes estariam tendo muitos problemas, e atingiriam preços altíssimos, chegando a superar o custo de produção de um painel OLED para os iPhone 15 e iPhone 15 Max. Em meio a esse cenário caótico, os rumores mais recentes sugeriam que a Apple teria decidido adiar ainda mais o lançamento do smartwatch renovado, mas investigações feitas por Ming-Chi Kuo apontam que a Maçã, na verdade, teria abandonado o projeto de vez.

Diante do comunicado da OSRAM, o leaker teria entrado em contato com fontes da indústria, que teriam sugerido que a gigante de Cupertino cancelou os projetos de Apple Watch com Micro LED por considerar que “o Micro LED não adicionaria valor significativo” ao acessório, e definir que “os custos de produção são altos demais para torná-lo economicamente viável” — ponto que se alinha aos rumores do alto custo do material.

Com isso dito, o replanejamento de rota poderia ser maior que o esperado: Kuo indica que a Maçã teria demitido diversas pessoas do time de desenvolvimento do Micro LED, não havendo qualquer projeto munido da tecnologia, seja smartphone, tablet ou notebook, previsto para ser lançado, um grande problema para a companhia frente às suas buscas de se tornar mais independente de fornecedores.

Para completar, o analista sugere que a fabricante alemã seria a única fornecedora de Micro LED da Apple, mesmo que LG e Samsung tenham sido consideradas, conforme citavam antigos rumores. Com o cancelamento do projeto do relógio, a gigante não teria mais planos de produzir em massa dispositivos equipados com a tecnologia, ao menos por enquanto.

Curiosamente, o jornalista Mark Gurman, outro informante de peso do mundo Apple, contestou as informações relatadas por Kuo, voltando a apontar que havia outros fornecedores na cadeia. Considerando o bom histórico de ambos, é difícil dizer com certeza qual dos rumores está correto, mesmo que o comunicado da OSRAM dê a entender que o projeto em questão tenha sido realmente cancelado.

É importante destacar que todos os pontos citados nunca foram confirmados pela Apple, e de fato não há menção à gigante no relatório recém-divulgado, o que faz deles especulações no momento. Ainda assim, não é segredo que a Maçã tem lutado para se tornar mais independente, enfrentando sérios obstáculos em áreas como modems 5G e até carros inteligentes — não seria surpreendente se o uso do Micro LED fosse mais um item desta lista.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Círculo de fogo deve se formar no Oceano Atlântico
  • Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
  • Thor reúne equipe de deuses que simplesmente humilha os Vingadores
  • Fotos da NASA mostram asteroide que passou perto da Terra
  • Justiça de SP determina que a Meta mude de nome no Brasil
  • WhatsApp verde no iPhone? Atualização muda cor do app
Adicionar aos favoritos o Link permanente.