Ícone fashion, Iris Apfel morre aos 102 anos

Nesta sexta-feira (1º/3), o mundo da moda perdeu uma grande personalidade: Iris Apfel, que morreu aos 102 anos. A designer de interiores marcou o universo fashion com um estilo colorido, divertido e totalmente autêntico. Na web, ela compartilhava, com frequência, os looks maximalistas usados para comparecer a eventos. O falecimento foi informado pelo perfil da norte-americana no Instagram.

Iris Apfel posando para foto - Metrópoles
Iris tem uma carreira marcada por ousadia e originalidade

 

Sobre Iris Apfel

Filha única de uma família judia, Iris Apfel nasceu no Queens, em Nova York, no Estados Unidos, em 29 de agosto de 1921. A revolucionária trajetória da designer de interiores começou cedo e, ao longo dos anos, deixou uma marca inegável ao desafiar os padrões da moda.

Junto ao marido, Carl Apfel, Iris embarcou em viagens pelo mundo em busca de tecidos e inspirações para projetos. Juntos, eles fundaram uma empresa na indústria têxtil, em 1948. Com isso, inclusive, a designer de interiores trabalhou na decoração da Casa Branca durante nove mandatos presidenciais

Iris Apfel, além de uma icônica empresária, foi responsável por personificar as palavras “individualidade” e “ousadia” no mundo da moda. Reconhecida pela paixão por acessórios extravagantes, óculos enormes e uma mistura eclética de peças, Apfel desafiou inúmeros padrões estéticos com um estilo audacioso e inconfundível.

Com mais de 100 anos, a personalidade vibrante de Iris Apfel, que carregava consigo uma atitude inabalável, continua a inspirar muitos fashionistas. Nesse contexto, é possível reparar que a moda, diferente do que muitos pensam, não tem limites para a idade e a verdadeira elegância transcende normas convencionais.

A abordagem única de Iris em relação à moda é um reflexo da própria filosofia de vida

 

Na imagem com cor, Iris Apfel posando para foto - Metrópoles
Iris acreditava que “vestir-se de acordo com a idade é uma grande idiotice”

 

Na imagem com cor, Iris Apfel posando para foto - Metrópoles
Variedade de cores e texturas sempre foi a grande aposta da designer de interiores

 

Ícone Fashion

Para falar sobre estilo, é importante destacar: Iris Apfel não apenas vestia roupas — ela as transformava em expressões de arte. Com um estilo repleto de estampas, texturas e cores vibrantes, a empresária era capaz de desafiar absolutamente todas as normas do universo fashion.

Para além de uma personalidade com tamanha influência, Apfel também era uma defensora da diversidade na indústria; sempre destacou a importância de celebrar a singularidade de cada indivíduo. A marcante presença dela em campanhas publicitárias e colaborações com marcas de renome a solidificaram como um ícone fashion atemporal.

Na imagem com cor, Iris Apfel posando para foto - Metrópoles
A excêntrica “senhorinha” é considerada uma grande ícone da moda

 

Na imagem com cor, Iris Apfel posando para foto - Metrópoles
A centenária norte-americana deixa um legado de autoconfiança

 

Na imagem com cor, Iris Apfel posando para foto - Metrópoles
Mesmo quando optava por peças e cores sóbrias, os óculos de Iris evidenciavam a personalidade marcante

 

Legado

O legado de Iris Apfel vai muito além de um estilo ousado — é um lembrete de que a confiança e a autenticidade são as verdadeiras joias da moda. Ao desafiar as normas da indústria e inspirar uma geração de indivíduos a abraçar a própria singularidade, ela deixa um legado que ecoa na indústria fashion.

Com uma atitude rebelde e para além dos padrões, Iris revolucionou o uso das roupas quando adotou o uso de calças jeans quando ainda era considerado “proibido” para as mulheres. Também transformou acessórios em elementos fundamentais da expressão pessoal, com seus óculos, que exalavam isso por si só.

Iris, inclusive, ganhou exposições dos próprios looks, como Peabody Essex Museum, em Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), que abriu em 2019. Anteriormente, a personalidade marcante esteve no Brasil em 2013 para falar sobre moda e tendências.

Na imagem com cor, Iris Apfel posando para foto - Metrópoles
A designer adotou o uso de calças jeans quando ainda era considerado “proibido” para as mulheres

 

Na imagem com cor, Iris Apfel posando para foto - Metrópoles
No mundo da moda, Iris se tornou um símbolo de autenticidade

 

Na imagem com cor, Iris Apfel posando para foto - Metrópoles
Iris foi a primeira colecionadora de moda, que não era uma designer, a ter um acervo homenageado pelo Met’s Costume Institute, no Metropolitan Museum of Art, em Nova York

 

Iris Apfel será para sempre lembrada como uma celebração de como a moda de fato deve ser: divertida, autêntica e consciente. Ao desafiar normas e estereótipos, Apfel, mesmo depois de partir, continua a impactar a indústria da moda, incentivando todos a abraçarem a originalidade e a rebeldia durante a própria jornada pessoal de estilo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.