Veja a linha do tempo do relacionamento conturbado entre Kendrick Lamar e Drake

Todo mundo queria isso: uma luta mortal lírica entre os maiores rappers da atualidade, Drake e Kendrick Lamar. No início, as coisas pareciam boas entre os gigantes quando eles lançaram colaborações nos primeiros estágios de suas carreiras.

Com o passar do tempo, o fogo amigo se tornou uma erupção vulcânica, desencadeada pelo lançamento de Lamar em 22 de março com “We Don’t Trust You”, álbum de Future e Metro Boomin.

Lamar não mediu palavras para alfinetar Drake e J.Cole. Embora o rapper canadense ainda não tivesse colocado a caneta no papel, ele disse algumas palavras a Lamar durante seu show na Flórida, Estados Unidos, dois dias depois.

“Estou com a cabeça erguida, as costas retas, estou com 10 dedos do pé na Flórida e em qualquer outro lugar que eu vá. E eu sei que não importa o que aconteça, não é um idiota nesta terra que poderia mexer comigo na minha vida!”, disse Drake.

A Billboard examina os altos e baixos do que antes foi um relacionamento frutífero e competitivo entre Kendrick e Drake.

Veja a linha do tempo:

Novembro de 2011: Kendrick Lamar aparece no álbum ‘Take Care’ de Drake

Em 2011, Drake evoluiu de um novato polarizador para superstar, superando as expectativas com sua estreia. Embora ele tenha obtido números incríveis nos charts após “Thank Me Later”, persistiam dúvidas sobre se ele poderia elevar o jogo para o próximo nível.

“Take Care” foi a resposta retumbante aos críticos, quando ele voltou às suas raízes populares de “So Far Gone” e convidou vários convidados de renome para o passeio, sendo um deles o altamente elogiado Kendrick Lamar.

Lamar foi indiscutivelmente o salvador da Costa Oeste dos Estados Unidos e Drake aproveitou seu impulso permitindo-lhe brilhar em “Buried Alive Interlude”.

Fevereiro de 2012: Drake convida Kendrick para abrir turnê

Drake estendeu a mão novamente para Lamar, que recebeu ótimas críticas por sua aparição em “Buried Alive”, trazendo-o ao lado de A$AP Rocky como abertura da turnê “Club Paradise”.

Outubro de 2012: Drake e Kendrick participam de “Fuckin’ Problems” do A$AP Rocky e colaboram em “Poetic Justice”

Após a “Club Paradise Tour” de Drake, A$AP reuniu alguns de seus companheiros de rap, incluindo 6 God, K. Dot e 2 Chainz para “F–kin’ Problems”.

Após essa música, Kendrick e Drake se uniriam novamente, mas desta vez no álbum de estreia do primeiro rapper. Assim como “Fuckin’ Problems”, “Poetic Justice” seria um sucesso comercial, alcançando a 26ª posição na Billboard Hot 100. Infelizmente, isso marcaria a colaboração final entre Drake e Lamar.

Agosto de 2013: Kendrick mira em rappers em “Control” com Big Sean

Depois que Lamar se solidificou como um nome popular, cortesia de sua estreia em uma grande gravadora, seu álbum “Good Kid, M.A.A.D City”, sua arrogância e confiança estavam em 10.

Tanto que ele diminuiu Drake e seus colegas em “Control” de Big Sean. A abordagem contundente de K. Dot sobre sua posição no jogo do rap abalou o cenário enquanto ele citava J. Cole, Meek Mill, Drake, Big KRIT, Wale, Pusha T, ASAP Rocky, Tyler, the Creator, Mac Miller, Big Sean e Jay Electronica.

“Eu tenho amor por todos vocês, mas estou tentando matar vocês/Tentando garantir que seus principais fãs nunca tenham ouvido falar de vocês/Eles não querem ouvir mais nenhum substantivo ou verbo de vocês”, ele rimou.

Drake respondeu à zombaria de Kendrick enquanto estampou a capa da Billboard naquele mesmo mês, dizendo à publicação: “Eu realmente não tinha nada a dizer sobre isso. Parecia um pensamento ambicioso para mim. Foi só isso. Eu sei muito bem que [Lamar] não está me assassinando, de forma alguma, em nenhuma plataforma. Então, quando esse dia chegar, acho que poderemos revisitar o assunto.”

Outubro de 2013: BET Hip-Hop Awards

Kendrick continuou pressionando Drake quando participou do BET Hip-Hop Awards em 2013. Em cima do instrumental ameaçador de “Shook Ones”, o rapper disse: “Nada tem sido o mesmo desde que eles lançaram ‘Control’/ E enfiou um rapper sensível de volta em suas roupas de pijama/ Ha ha piada é sobre você, high-five… Sou à prova de balas/ Seus tiros nunca penetram/ Prenda o rabo no burro, garoto, você foi um farsante.”

Dezembro de 2013: Drake comenta diss track de Kendrick

Drake alfinetou Kendrick em “The Language”. Durante uma reportagem de capa da “VIBE Magazine”, o rapper explicou o motivo de se defender.

“Eu nunca disse que ele é um cara mau [ou] que não gosto dele. Eu acho que ele é um gênio por si só, mas eu também mantive minha posição como deveria. E com isso veio outro passo, que tenho que perceber que estou sendo provocado e não vou cair. Jordan não precisa jogar para provar que sabe jogar basquete. Sem ofensa, mas não vou te dar a chance de me abalar, porque me sinto ótimo. Não há nenhum problema real.”

2015-2016: Alfinetadas trocadas, mas nada inovador

Durante esses anos, Kendrick e Drake trocaram alguns golpes em “King Kunta” (o norte-americano o criticou por suas alegações de escrita fantasma, ou seja, outras pessoas fariam suas rimas), “Darkside / Gone” e “Deep Water”. O canadense respondeu em “100” do “The Game”.

Outubro de 2023: Drake e J.Cole em“First Person Shooter”

Drake e Cole fizeram história quando marcaram sua primeira música no topo do Hot 100 com “First Person Shooter” –a primeira colaboração deles desde “Jodeci Freestyle” de 2013.

A faixa é triunfante. Eles compartilham os holofotes e se vangloriam de serem MCs com status de estádio. Sem o conhecimento dele, J.Cole acordou o urso adormecido em Kendrick Lamar quando rimou: “Adoro quando eles discutem o MC mais foda/É K-Dot? É Aubrey? Ou eu?/ Nós, os três grandes, como se tivéssemos começado uma liga/ mas agora, me sinto como Muhammad Ali.”

22 de março de 2024: Kendrick entra no modo de ataque

Kendrick não se conteve quando recebeu espaço em “Like That” do Future & Metro Boomin. Em um verso cheio de duplo sentido, ele respondeu refutando a definição e se destacando de seus colegas. “Sim, se levante comigo, chega de insinuações/ ‘First Person Shooter’, espero que tenham vindo com três switches”. “Foda-se o trio principal, cara, é só eu grande”.

25 de março de 2024: Drake aparente resposta à diss de Kendrick em show

Dias depois de Lamar incendiar a internet com seu verso em “Like That”, Drake discursou em um show que estava bem.

19 de abril de 2024: Drake lança “Push Ups”

Uma semana após a track vazar, Drake lançou “Push Ups”. O rapper zomba da estatura de Kendrick e seu acordo com a Top Dawg Entertainment. O norte-americano Dot não foi o único alvo, já que Drake parece mirar em Rick Ross, The Weeknd, Metro Boomin, Future e outros artistas.

24 de abril de 2024: Drake lança “Taylor Made Freestyle”

Drake dobrou a provocação inicial com o lançamento de “Taylor Made Freestyle” no Instagram. Ele aumentou a criatividade usando inteligência artificial para usar vozes de Tupac (1971-1996) e Snoop Dogg em seus respectivos versos. O rapper disse que estava decepcionado por não ser respondido por Kendrick.

A aposta de Drake teve um preço, já que os responsáveis pelo espólio de Tupac ameaçou processá-lo se ele não removesse a música de suas contas nas redes sociais. O rapper obedeceu.

30 de abril de 2024: Kendrick contra-ataca “Euphoria”

Bastou um tweet de Kendrick Lamar para reiniciar a rivalidade, quando ele lançou “Euphoria”. A diss track de seis minutos criticou o senso de moda de Drake, além de seus méritos no hip hop e muito mais.

3 de maio de 2024: Kendrick lança a segunda diss “6:16 in LA”

Menos de 72 horas após a chegada de “Euphoria”, Kendrick emboscou Drake novamente com sua segunda diss track, “6:16 in LA”, falando sobre a OVO Sound, gravadora fundada por Drake.

3 de maio de 2024: Drake lança “Family Matters”

A resposta de Drake chega com “Family Matters”, cerca de 14 horas depois que Kendrick entregou “6:16 in LA”. O rapper critica Lamar e seu suposto relacionamento quebrado com a noiva Whitney Alford, que ele afirma estar repleto de infidelidade. O canadense também alfinetou A$AP Rocky, The Weeknd, Metro Boomin, Future e Rick Ross.

4 de maio de 2024: Kendrick responde com “Meet the Grahams”

Poucos minutos depois da chegada de “Family Matters” de Drake, Kendrick respondeu com “Meet the Grahams”. Na faixa, o norte-americano chama o rapper de “pai caloteiro” e que ele estaria escondendo outro filho.

“Você mentiu sobre seu filho, você mentiu sobre sua filha, hein, você mentiu sobre as outras crianças que estão por aí esperando que você venha”, Lamar canta, alegando que Drake seja pai de uma menina.

Kendrick alega que Drake tem problemas com álcool, jogos de azar e diz que há pedófilos dentro da gravadora do canadense.

4 de maio de 2024: Kendrick lança “Not Like Us”

Menos de 24 horas após lançar “Meet the Grahams”, Kendrick atacou Drake mais uma vez com “Not Like Us”. Na faixa produzida pelo Mustard, K. Dot afirma que Drizzy e sua equipe “OV Hoe” são pedófilos.

5 de maio de 2024: Drake aborda alegações em “The Heart Pt. 6”

Depois de “Meet the Grahams” e “Not Like Us”, Drake lançou sua refutação de cinco minutos em “The Heart Pt. 6″. O canadense afirma que induziu Kendrick ao erro com informações falsas sobre a suposta filha.

“Conspiramos por uma semana e depois lhe passamos a informação/ Uma filha de 11 anos, aposto que ele aceita/ Pensamos em dar um nome falso ou um destino/Mas você está com tanta sede, não se preocupa com a investigação”, bate Drake.

Ele também chamou a atenção para a namorada de Lamar, Whitney, sugerindo que ela poderia ter um filho com o sócio comercial do rapper, Dave Free.

The post Veja a linha do tempo do relacionamento conturbado entre Kendrick Lamar e Drake appeared first on Billboard Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.