Veja qual hortaliça esquecida no prato é uma das favoritas da ciência

O rabanete é um dos alimentos que acaba sendo deixado de lado por muita gente. Há quem não saiba qual a cor, a forma ou até a textura do vegetal, imagine conhecer os benefícios associados à hortaliça. Apesar de ser subestimado, o rabanete é um dos queridinhos da ciência por ter um impacto muito positivo no combate às doenças crônicas.

Ramalhete de rabanete
Rabanete é um dos queridinhos aliados da saúde

Ao portal Real Simple, a nutricionista Nora Saul destacou que os rabanetes possuem um antioxidante chamado glucosinolato, responsável por combater o estresse oxidativo, que é um processo que acelera o envelhecimento celular. Além dessa função, os antioxidantes presentes na raiz também desempenham o papel de proteger as células dos danos dos radicais livres, evitando o desenvolvimento de doenças crônicas como câncer e outros problemas cardíacos.

A nutricionista e fundadora do Strategic Nutrition Design, Alisson Acerra, também comentou ao portal que o consumo do rabanete auxilia na regulação dos picos de açúcar no sangue. De acordo com a especialista, a presença de um composto conhecido com catequina ajuda a reduzir a digestão do açúcar de outros alimentos quando consumidos juntos, reduzindo as chances de desenvolvimento de diabetes.

Para quem precisa de uma dose de imunidade extra, comer rabanete é uma ótima alternativa. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, uma xícara da hortaliça crua contém 17 miligramas de vitamina C. Isso representa cerca de 20% da ingestão diária recomendada pelos médicos, como indica a ficha informativa do National Institutes of Health.

A nutricionista Alisson Acerra ainda acrescenta que os rabanetes contêm selênio, outro nutriente que estimula o sistema imunológico. Esse componente ativa as células T e B, também conhecidas como glóbulos brancos, envolvidas na resposta imunológica do corpo.

Confira, a seguir, uma receita com rabanete: 

Prato de salada de rabanete
Rabanetes são ricos em antioxidantes que evitam doenças crônicas

Ingredientes

  • 2 ½ xícaras de rabanetes em fatias finas
  • 1 pote cheio de folhas de alface (à sua escolha)
  • 85 g de queijo tipo ricota
  • ¼ de uma xícara de grãos de sementes de girassol torradas e salgadas
  • 1 colher de sopa de sementes de papoula
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim torradas
  • 3 colheres de sopa de suco fresco de um limão
  • 1 colher de chá de raspas de limão
  • ½ colher de chá de pimenta preta moída 
  • 1 xícara de azeite de oliva
  • 2 colheres de chá de sal (à gosto) 
  • ½ colher de chá de sal kosher (sal grosso)

Modo de preparo 

Coloque as raspas e o suco de limão em uma tigela grande; despeje gradualmente o óleo, mexendo até incorporar. Junte sal kosher e pimenta. Adicione alface e rabanete; misture bem. Disponha em uma travessa. Polvilhe com queijo, sementes de girassol, sementes de papoula, sementes de gergelim e sal em flocos. Regue com azeite; sirva imediatamente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.