Nutricionistas elegem o melhor chá para ajudar a reduzir o colesterol

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de quatro entre 10 pessoas adultas têm um nível alterado de colesterol no Brasil. Considerado um perigo silencioso, ter o composto químico em alto índice no corpo tende a desencadear uma série de doenças. Entretanto, alguns alimentos podem ajudar a reduzir o excesso do lipídio no organismo. É o caso do chá verde.

Em um artigo do portal de saúde e bem-estar EatingWell, a nutricionista Allison Knott explicou que o chá verde é um das infusões mais benéficas em relação ao “potencial de redução dos níveis de colesterol”. Ela comentou sobre alguns estudos terem encontrado uma “ligação” entre a bebida e uma “ligeira” diminuição do colesterol LDL, conhecido como o tipo ruim.

Xícara verde com chá verde. Tem uma colher pequena ao lado e uma peneirinha - Metrópoles
O chá verde ajuda a reduzir o índice de colesterol

Allison salientou que outros estudos averiguaram, em específico, os níveis de colesterol em populações com doenças crônicas. A pesquisa demonstrou que adicionar chá verde à dieta resultou em benefícios. Segundo a nutricionista Brooke Baird, a bebida contribui para a diminuição do índice do lipídio devido a alta concentração de catequina.

“A maioria dos estudos analisa a concentração de catequina, que é o composto que se acredita ter o impacto mais significativo nos níveis de colesterol”, elucidou Allison Knott. A nutricionista esclareceu que as catequinas são flavonoides, um tipo de antioxidante, e a mais presente no chá verde tem como nome epigalocatequina-galato (EGCG).

Foto de chá saindo de dentro de uma chaleira para uma xícara transparente - Metrópoles
A infusão oferece benefícios para a saúde

“O epigalocatequina-galato foi intensamente pesquisado e demonstrou ser muito eficaz na redução do colesterol”, reforçou a nutricionista Umo Callins. Ela destacou que “o efeito da bebida nos níveis lipídicos seja multifacetado”. “Estudos mostram que o chá verde pode inibir significativamente a absorção de lipídios no intestino, o que é benéfico para reduzir o colesterol”, acrescentou.

Caso esteja com o colesterol alto e veja o chá verde como um “santo remédio”, a nutricionista Wan Na Chun sugeriu procurar um especialista antes de consumi-lo para essa finalidade. Ela listou que a infusão tende a ocasionar efeitos colaterais adversos: “Tomar quantidades excessivas dessa infusão pode causar dores de cabeça, insônia, irritabilidade, tontura e ansiedade.”

Foto colorida de xícara com chá verde
A nutricionista pediu cautela ao beber o chá verde, pois pode gerar efeitos colaterais adversos

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.