Lula sobre meta de alfabetizar 80% dos alunos: “É nobre, mas é pouco”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (28/5), que a meta do governo federal de atingir 80% de crianças alfabetizadas no segundo ano do ensino fundamental até 2030 ainda é baixa. O chefe do Executivo defendeu que o país deve chegar a 100%.

“Estamos propondo que até 2030 a gente chegue pelo menos a 80%. É uma coisa nobre, mas é uma coisa pequena, porque temos que chegar a 100%. Não tem sentido a gente explicar para qualquer ser humano do planeta terra que nesse país as crianças não aprendem a alfabetizar quando estão na escola”, pontuou o chefe do Executivo.

A declaração foi dada durante a reunião do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com a participação de governadores e secretários de Educação. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto.

O governo federal divulgou os primeiros resultados do novo indicador de alfabetização. Os dados mostram que a taxa de alfabetização chegou a 56% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, patamar superior ao nível pré-pandemia de Covid-19.

Em 2019, o índice registrado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) era de 55%. Já em 2021, durante a emergência em saúde, o percentual era de 36%.

A meta do governo é ultrapassar a marca de 80% dos alunos até 2030.

Veja como foi a cerimônia:



Adicionar aos favoritos o Link permanente.