Pré-treino: aprenda receita de vinagrete de ora-pro-nóbis e beterraba

Uma dieta regrada para manter o peso ou aumentar a massa muscular não precisa ser sem graça. Com um pouco de criatividade e escolha inteligente dos alimentos, é possível variar e experimentar novos sabores.

O vinagrete de vinagrete de beterraba cozida com ora-pro-nóbis é um exemplo disso. O prato combina diversas fontes de nutrientes, incluindo as proteínas, essenciais para a construção de músculos.

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível rica em nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças e bem-estar diário. Ela se destaca de outras folhagens por ter uma alta concentração de proteína, vantagem que deu a ela os apelidos “carne vegetal” e “bife dos pobres”.


0

A beterraba, por sua vez, é rica em carboidratos, uma ótima fonte de energia para a prática de atividades físicas. Além disso, possui óxido nítrico que ajuda na vascularização dos tecidos, aumentando o fluxo de sangue e favorecendo o movimento no exercício. O vegetal também é rico em betalaína, um recurso que auxilia na construção de músculos.

“Unir os dois alimentos é benéfico visto que combinam diversas fontes de nutrientes, como o ferro e cálcio vindo da ora-pro-nóbis e magnésio e vitaminas do complexo B da beterraba”, afirma o nutricionista Bernardo Romão de Lima, professor da Universidade de Brasília (UnB).

Uma opção para incluir a ora-pro-nóbis e a beterraba na refeição é juntá-las em um vinagrete. Aprenda a receita:

Vinagrete de beterraba com ora-pro-nóbis

Ingredientes

  • 1 beterraba grande cozida e picada;
  • 100 gramas de ora-pro-nóbis fresca (equivalente a 40 folhas);
  • 2 dentes de alho;
  • 2 tomates pequenos em cubos;
  • 1 1/2 cebola pequena picada;
  • 1/2 pimentão amarelo picado;
  • 1/2 maço de coentro picado;
  • 5 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de sopa de vinagre ou suco de limão;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Lave as folhas de ora-pro-nóbis em água corrente e deixe escorrer. Em uma panela, refogue meia cebola e os dois dentes de alho com duas colheres de azeite. Adicione as folhas de ora-pro-nóbis e refogue por aproximadamente 10 minutos.

Quando as folhas estiverem macias e cozidas, retire do fogo e espere esfriar.

Em um recipiente separado, junte todos os ingredientes picados e acrescente o refogado de ora-pro-nóbis. Tempere com o restante do azeite, o vinagre ou suco de limão e sal e pimenta a gosto.

Acompanhamento nutricional

O nutricionista alerta que a versão em pó da ora-pro-nóbis é a com maior concentração de proteínas. In natura, sua concentração é semelhante à da couve, por exemplo, e não deve ser consumida em substituição à carne. “Uma dieta balanceada acompanhada por nutricionista é indicada para a retirada da carne”, afirma.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.