Governo federal suspende temporariamente prova de vida de servidores, aposentados e pensionistas residentes no Rio Grande do Sul

 

O governo federal suspendeu temporariamente a prova de vida de servidores, aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis residentes do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública no estado. A decisão, publicada nessa segunda-feira (3) pelo Ministério da Gestão e Inovação no Diário Oficial da União (DOU), vai até o dia 31 de outubro.

Segundo a pasta, os beneficiários que foram dispensados da comprovação deverão realizar a atualização logo após o fim da suspensão, a partir de 1° de novembro. Aqueles que fazem aniversário entre março e outubro deverão realizar a comprovação de vida de 2024 até 31 de dezembro.

A medida, refente ao público cadastrado no Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (Sipec), garante o recebimento de proventos e pensões, informou o governo.

De acordo com a portaria, a suspensão da prova de vida não se aplica às pessoas em que o pagamento do benefício estava suspenso em 1º de maio de 2024. Desta forma, o restabelecimento do benefício, nesse caso, “fica condicionado à realização da Prova de Vida″.

Financiamentos imobiliários

Em maio, o governo suspendeu a cobrança de financiamentos imobiliários para famílias do Rio Grande do Sul que pagam prestações por meio do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) ou do Pró-Cotista utilizando recursos provenientes do FGTS.

Para solicitar a suspensão dos pagamentos das prestações dos financiamentos de imóveis através do Minha Casa Minha Vida ou do Pró-Cotista utilizando recursos provenientes do FGTS, há que ligar para o número 0800 104 0104.

Fonte: R7

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.