Facebook vai usar IA para recomendar vídeos do Reels

O algoritmo para recomendar Reels no Facebook vai ganhar um empurrão da inteligência artificial (IA). A estimativa é de que a tecnologia seja implementada até 2026 e aumente o tempo de exibição dos conteúdos para tornar a plataforma mais competitiva em relação ao TikTok.

  • Como tirar o som do Facebook em vídeos com reprodução automática
  • Como aumentar a velocidade de reprodução de um vídeo no Facebook

A perspectiva partiu do próprio chefe da rede social, Tom Alison, durante uma conferência realizada pelo banco de investimentos Morgan Stanley, na última quarta-feira (6). 

IA no Facebook Reels

A novidade, que ainda está em desenvolvimento, é mais um investimento da Meta em IA e também uma aposta para tornar o Facebook mais atrativo. Com a implementação, o algoritmo terá a capacidade de fazer recomendações de vídeos mais assertivas de acordo com os interesses dos usuários.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Parte das hipóteses de melhoria foram confirmadas em um teste realizado pela plataforma, que aumentou o tempo de exibição dos conteúdos de 8% a 10%. Para a Meta, esse indicador é importante pois mostra que as pessoas usam o Facebook por mais tempo e coloca a rede social no páreo com o TikTok. 

Essa métrica ainda pode ajudar na monetização da plataforma, já que os anúncios do Facebook, em teoria, ganham um aumento na visualização se o tempo de uso do app aumentar.

Reels do Facebook vai ter recomendação impulsionada por IA (Imagem: Reprodução/Facebook)
Reels do Facebook vai ter recomendação impulsionada por IA (Imagem: Reprodução/Facebook)

IA em todos os lugares

Apesar do foco no Reels, que também está disponível no Instagram, o chefe do Facebook não quer parar no algoritmo de recomendação de vídeos: o executivo também falou que existe a possibilidade de levar a solução para outras áreas da rede social, incluindo o feed.

“Se acertarmos, as recomendações não só serão mais envolventes e relevantes, mas acreditamos que a capacidade de resposta delas também pode melhorar”, afirmou na conferência.

Não há informações sobre a implementação do algoritmo otimizado por inteligência artificial no feed, stories e Reels do Instagram.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Star Wars revela por que Palpatine queria tanto Luke no lugar de Vader
  • Turismo espacial: 5 lugares incríveis para visitar em Marte
  • Clínica na Suíça promete tratar viciados em TikTok
  • One UI 6.1.1 voltará a listar apps na vertical nos Galaxy
  • Maior Pix já feito é de R$ 2 bilhões e foi realizado 2 vezes
  • Mortal Kombat 1 fica de graça por tempo limitado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.