Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, juíza Dauquíria Ferreira recebe, da Assembleia Legislativa de Sergipe, Medalha Deputada Quintina Diniz

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizou a entrega da Medalha Deputada Quintina Diniz. Uma das homenageadas foi a juíza Dauquíria de Melo Ferreira, que atualmente exerce o cargo de juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE). A sessão especial foi realizada na manhã desta sexta-feira, 08/03, no plenário da Assembleia Legislativa.

“Estou muito feliz de estar aqui. É um momento especial na minha vida ser agraciada com essa honraria que representa uma mulher tão importante para Sergipe, que foi Quintina Diniz. Ela foi a primeira deputada mulher do nosso estado e primeira proprietária de um educandário. Ainda no princípio do século 20, já pensava a educação como algo tão importante para nossa sociedade. Então, para mim, é um momento ímpar”, agradeceu a juíza Dauquíria Ferreira.

Natural de Itabaiana (SE), Dauquíria de Melo Ferreira graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, em 1995, ingressou na magistratura em 1997, exerceu a função de juíza-coordenadora do Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJ/SE, atuou como juíza-corregedora nos biênios 2007-2009, 2019-2021 e 2021-2023, e como juíza auxiliar da Presidência do TJ/SE no biênio 2015-2017 e 2023-2025. É membro da 2ª Turma Recursal do TJ/SE e instrutora de treinamento em políticas públicas em conciliação e mediação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sendo membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec).

A sessão foi conduzida pelo presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade, e aberta pela presidente do Conselho da Medalha Quintina Diniz, deputada Maísa Mitidieri, que leu sobre a decisão relativa à concessão da honraria. O presidente do TJ/SE, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, participou da sessão e disse que a medalha reconhece o trabalho relevante que mulheres prestam à sociedade sergipana. Outros magistrados também compareceram à homenagem, a exemplo dos juízes Roberto Alcântara e Iracy Mangueira.

As homenageadas foram indicadas pelos deputados estaduais para receber a medalha que leva o nome de Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro, por meio da Resolução 15/2008, iniciativa da então deputada estadual Susana Azevedo. A medalha leva o nome da professora e primeira deputada estadual por Sergipe. Nascida em Laranjeiras (SE), Quintina iniciou a vida política em 1934, eleita pelo partido UDN, tendo ajudado a escrever a Constituinte de 1935. Morreu aos 64 anos, em 1942, deixando como legado a luta pelo empoderamento feminino.

Também foram contempladas com a Medalha Deputada Quintina Diniz: Adriana Menezes de Souza, Ângela Maria De Melo (in memoriam), Creuza Marta Dos Santos, Érika Lima Cavalcante Mitidieri, Flávia Luana Feitosa de Melo, Gabriella de Sá Souza Batalha, Joelma Peixoto, Josineide Oliveira do Prado, Karina Muhlert Drummond Pinto, Lívia Viana de Mendonça, Luciana Quaresma, Lúcia Barreto, Maria Estela Guimarães Santos, Marieta Santos, Maria José De Jesus Oliveira, Patrícia Cardoso Figueiredo, Rita Lorena Monteiro, Rosângela França Andrade Reis, Sônia Isabel Mota Guimarães, Talita Verônica Da Silva e Yandra Barreto Ferreira.

Fonte: Agência de Notícias TJ/SE

Adicionar aos favoritos o Link permanente.